segunda-feira, janeiro 1

Os melhores de 2006



Eis a lista dos filmes estreados em Portugal em 2006 que, na minha opinião, foram os melhores que passaram pelos cinemas:

Juventude em Marcha, de Pedro Costa - De longe o melhor filme que vi. Difícil de descrever, tal é a sua monumentalidade. Neste particular, subscrevo na íntegra o wishful thinking do Luís Miguel Oliveira. Espera-se que com o passar dos anos, Juventude em Marcha ganhe mais adeptos do que aqueles que vai tendo entre portas.
Les Amants Réguliers, de Philippe Garrel (se a retrospectiva integral que esteve na Cinemateca tivesse mais espectadores, não se escreveriam tantos disparates sobre este filme).
History of Violence, de David Cronenberg.
Dans Paris, de Christophe Honoré (respira nouvelle vague. Mas, pelo menos, tem o mérito de mostrar que se pode construir um filme a partir de referências passadas).
Little Miss Sunshine, de Jonathan Dayton, Valerie Faris.
A Criança, de Luc e Jean-Pierre Dardenne (o realismo cru e duro - absolutamente visceral - dos irmãos Dardenne fez-me fã irredutível do seu Cinema. Mesmo quando não está ao nível das obras que o antecedem)
Miami Vice, de Michael Mann (Mann - ressalvadas as distâncias - é uma espécie de Jean-Pierre Melville dos tempos que correm. Isso diz tudo).
Matchpoint, de Woody Allen.
A Dália Negra, de Brian De Palma (porque gosto muito do film noir e esta revisitação tem muita classe e savoir faire).
O Novo Mundo, de Terrence Malick (é-me muito difícil não gostar de um Malick).
Espera-se que no próximo ano o hiato temporal entre a estreia dos filmes no estrangeiro e a sua exibição em território lusitano seja mais curto. Mas, tendo em conta que Il caimano e Manderlay tiveram muitas estreias marcadas que depois acabam por ser canceladas, parece que nada mudará. Já agora, pedir a exibição comercial de filmes de Hou Hsiao Hsien é muito?

18 Comments:

Blogger H. said...

Vejo aqui títulos que me disseram muito, embora por vezes de maneiras diferentes. O Novo Mundo em particular mas que dizer d'Os Amantes Regulares (parece que ainda se respira o filme a esta distância...) ou da surpresa Dans Paris?

Quanto ao Hou Hsiao Hsien, tenho uma particular vontade de ver o Three Times... Algo me diz que vou gostar assim... muito!

6:46 da tarde  
Blogger joseo said...

bela lista Hugo, compartilho obviamente o 1º lugar e destaco o Miami Vice e o Black Dalia, grandes obras do cinema americano, ultra incompreendidas e mal analisadas muitas das vezes, quando não despachadas, Garrel tambem obviamente...

"exibição comercial de filmes de Hou Hsiao Hsien" - é evidente!

8:29 da tarde  
Blogger Daniel Pereira said...

Seis filmes dessa lista estão na minha (e ainda não vi o Garrel), incluindo o mesmo número 1.

É um prazer estar de acordo contigo.

Abraço de bom ano.

10:56 da tarde  
Blogger o habitante said...

Dans Paris e Juventude em Marcha...
...da lista.. os mais marcantes.

1:02 da manhã  
Blogger Tiago Barra said...

Só um pequeno reparo: «The Departed» em vez de «Miami Vice»(o primeiro nem necessita que "se ressalvem as distâncias") - trata-se de um Scorsese, e por sinal, o melhor dos últimos anos.

Abraço.

1:04 da tarde  
Anonymous 180min said...

infelizmente, 3 dos filmes que destacas são 3 daqueles que ficaram por ver; é urgente que a distribuição nacional seja revista...

3:18 da tarde  
Blogger wasted blues said...

Sei que 'The New World' foi uma desilusão para alguns, mas para mim foi magistral. Alguns pontos atrás de 'The Thin Red Line', mas magistral!

5:20 da tarde  
Anonymous Uzi said...

Se me permitem, sobre "Three Times" de Hou Hsiao Hsien devo dizer que está longe de ser um dos seus melhores filmes, pois é muito desigual nas histórias de 3 épocas, o que deverá ser consequência de ser um projecto para 3 realizadores e que ele acabou por tomar nas mãos. Muito longe de Millennium Mambo...

5:55 da tarde  
Anonymous Tic-Tac said...

Concordo tudo o que foi dito, achei o Miami Vice um filme para donas de casa e acrescentaria à lista um outro título: Transe da realizadora Teresa Villaverde.

cumprimentos aos cinéfilos.

6:38 da tarde  
Blogger Hugo Alves said...

Transe é, de facto, um grande filme. Mas como a lista tem 10 títulos, não entra. Sobre "transe", expendi aqui as minhas ideias: http://wwwamarcord.blogspot.com/2006/10/na-guerra-no-se-chora-nem-se-adormece.html

Quanto ao "Miami vice" é imperioso largar o preconceito de filme de acção e olhar para o objecto filme em si mesmo. Melville dos tempos modernos. Isso diz tudo. Reitero.

Quanto ao Scorsese, apesar de o filme ser superior ao que os antecede, está lomge daquilo a que o Mestre Americano nos habituou. Esta é mesmo a pior fase da sua carreira.

...e eu que esperava indignação a rodos pelo n.º 1 dado ao Juventude em Marcha. Estou surpreendido. Pela positiva!

Cumprimentos cinéfilos para todo(a)s

7:28 da tarde  
Blogger Joana C. said...

Concordo com algumas das tuas escolhas. Tenho pena não ter visto "Os amantes regulares", algo me diz que iria gostar muito.

8:36 da tarde  
Blogger sara gomes said...

muito boas escolhas, encimadas pelo suberbo juventude em marcha :)

9:51 da tarde  
Anonymous Uzi said...

Caro Hugo, isto das listas pode tornar-se preverso: colocar Transe na mesma lista que os titulos que referiste seria baixar um pouco o nível. Transe não é de todo um bom filme, é um filme indulgente e desiquilibrado, mas sobre a sua qualidade pode-se constatar pela recepção que teve em Cannes.
PS - Parabéns pela lista e bom ano.

10:39 da manhã  
Blogger Tiago Barra said...

Vejo que te converteste ao cinema franzino do woody allen, até já o consideras um dos melhores do ano...(eu que sou um grande fã dele nao me tinha ocorrido colocar o Match Point na minha lista).

Hugo Alves em Marcha ;)

10:56 da manhã  
Blogger Harry_Madox said...

Hugo:
90% dos tops que eu vi, tinham lá o Juventude em marcha (ver Público, Expresso e DN/JL). O LMO resolveu começar a lamentar-se que só ele é que tinha gostado do filme não sei porquê, espero que não vás pelo mesmo caminho. Aliás todas as notas que vi na imprensa oscilaram entre as 3 e as 5 estrelas. 3 e 5. Não sei de onde vem essa ideia da polémica sobre o filme.
Eu não ainda não o vi, mas já estou a começar a antipatizar com ele por causa da 'cruzada' que se está a criar.

12:14 da tarde  
Blogger Hugo Alves said...

Harry Madox: eu só faço cruzadas contra energúmenos que mandam postas de pescada contra o filme sem saberem o que dizem (obviamente, não é o teu caso). Relativamente a "juventude em marca", basta ver o que dizem alguns pipoqueiros blogosféricos sobre o filme. Disparate atrás de disparate. Se a forma como digo umas quantas verdades, deixa esses espectadores ofendidos, tanto pior. :-)

Abraço

5:01 da tarde  
Blogger Ne-To said...

Bela Lista sem dúvida e não podia estar mais de acordo em relação à grande maioria. A minha está lançada no blog e são 15 títulos uns maiores que outros mas todos merecem o seu destaque. Falta DÀLIA NEGRA, mas falta a revisão.

Cumprimentos

11:31 da tarde  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

7:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home