domingo, maio 7

Uma Guitarra do tamanho do Mundo

Rui Gomes e Isabel Ruth em Verdes Anos

Muitos são os filmes que se podem definir pela sua banda sonora. Um deles será, certamente, Verdes Anos de Paulo Rocha, retrato agridoce de uma Lisboa simultaneamente urbana e provinciana, uma Lisboa que oprime, que é hostil, vazia e desértica.
Sobre o desenrolar dessa trama, a desventura de Júlio e Ilda, sobressairá em primeiro plano, o som único da Guitarra de Paredes. Uma guitarra que nos embala, infligindo-nos a dor da morte, o calor da alegria, o vazio da solidão. A mesma Guitarra que acompanha estes jovens sem destino nem rumo, condenados ao desentendimento e à tragédia. E se a beleza estética das imagens de Verdes Anos é inegável, sobressaindo a quase omni-presente esplanada do Vá-Vá, centro operacional de reuniões do Novo Cinema Português, será sempre o som do Mestre a guiar-nos. Paredes, homem de gesto tímido, dotado de uma simplicidade inaudita e virtuoso da guitarra.
Voamos sobre Lisboa, topamos com a vertigem e dureza dos sentimentos. Sentimo-nos humanos e descobrimos todo um Mundo num simples acorde ou dedilhar de cordas. O mesmo Paredes que acompanhará a caminhada solitária de Andreia pelas ruas de Lisboa (em Os mutantes de Teresa Villaverde), fazendo-nos sentir toda a dor da mãe adolescente, pequena criminosa e ser humano votado ao esquecimento.
E é essa a magia de Paredes. Todo o espectro de sentimentos está em cada um dos seus acordes, lembrando-nos da nossa condição de Ser Humano. Uma guitarra que não é, apenas, lusa, mas, também, Universal, tal comos todos os sentimentos que nos faz experimentar a cada vez que a ouvimos.
Tão Universal, que chega ao ponto de (também) ser Cinema.

5 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

Palmas efusivas Hugo, pela homenagem a Paredes. Já não bastava o teu recanto albergar o título de uma das minhas obras de Culto do senhor Fellini para me fascinar, como também deparar-me com uma escrita talentosa.

É por estas e por outras que a blogosfera é uma aprazível galáxia cibernauta.

1:41 da tarde  
Blogger Hugo Alves said...

Escrita talentosa? Onde? Como dizia o grande Barreirinhas: "olhe que não, olhe que não".

E, uma vez mais, expresso o meu penhorado agradecimento pelas palavras tão simpáticas!

abraço!

3:13 da tarde  
Blogger wasted blues said...

Olhe que sim, olhe que sim! ;)

4:48 da tarde  
Blogger Tiago Tejo said...

Eu tenho de ver esse filme, tenho sim. E tenho de arranjar mais tempo para vir a este blog, isso é´que tenho mesmo.

Abraço.

11:30 da tarde  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

6:02 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home