domingo, novembro 11

Bons selvagens e leviatãs

Invariavelmente, a cada nova visita a expoentes do apelidado neo-realismo (não há um, mas sim vários. Tantos quantos os realizadores que o abraçaram) ocorre-me um pensamento ingénuo: há uma crença quase absoluta na natureza boa do Ser Humano. Simultaneamente, há um qualquer ente maligno que corrompe e destrói. Chamemos-lhe Leviatã: evoluções à parte, em Roma, città aperta era o invasor germânico, em Paisá a miséria do pós-guerra.
Ora, o que distingue um mestre absoluto como Rosselini de um realizador com toques de génio (à cabeça De Sica, atingindo o apogeu em Umberto D) é a capacidade de não cair na emoção fácil ou no maniqueísmo. Assim, enquanto Rossellini acabaria por procurar exorcizar as suas relações com a Igreja e os problemas de fé (com um soberbo Francesco, giullare di Dio) ou meditar sobre o estado do Mundo (essa grande metáfora que é Europa 51), De Sica enveredou pela comédia popular e pelos filmes de lágrima fácil. Também aqui podemos usar a metáfora dos bons selvagens e dos leviatãs: De Sica sucumbiu ao poder do dinheiro e às exigências populares. Rossellini procurou mudar o sistema por dentro, qual reformista, tentando fazer uso da televisão para criar novas linguagens e, simultaneamente, ser um educador popular. Por exemplo, com um curiosíssimo Viva Garibaldi.
O Cinema, como tudo, parece ser uma questão de leviatãs e bons selvagens. Há quem sucumba ao poder e à glória fácil, outros acreditam na Arte enquanto Arte.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Hugo,
Um bocadinho preto e branco demais essa opinião.
Apesar de Rossselini ser muito melhor realizador do que De Sica, a verdade é nem todos os seus filmes são ao mesmo nivel. E na época o trabalho de De Sica era muito apreciado como expoente do neo-realismo. São dois realizadores com talento e que deixaram bons filmes, não distinguindo-se o seu trabalho nessa dicotonmia "romantica" Arte e glória fácil.

11:29 da manhã  
Blogger Hugo said...

Sim, é verdade. Eu pecador me confesso-

12:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home