terça-feira, março 13

Das Leben der Anderen

É muito raro ficar emocionalmente ligado a um filme. Uma dessas raras excepções - no que ao Cinema contemporâneo diz respeito - é Das Leben der Anderen, filme que vai resistindo em algumas salas do país.
Poderia falar na filiação "clássica" do enredo: afinal, a mudança comportamental de Wiesler parece fazer eco da de Montag, o funcionário perfeito de um regime que acaba por aderir à causa rebelde. Mas há algo que sobressai para além disso. Trata-se da criação de um ambiente opressivo, tão opressivo como o sistema inquisitorial da Stasi. Das Leben der Anderen insere-se, assim, na vaga que leva o povo germânico a fazer um acerto de contas com o seu próprio passado. Fazendo-o, todavia, não deixa de ter um cariz universal já que acaba por nos mostrar o funcionamento de aparelhos organizados de poder, do Estado total que não permite aos seus cidadãos ter um único esgar de liberdade. É o Estado que não quer Homens, mas sim Máquinas. Autómatos controlados e sempre dispostos a obedecer às ordens.
Filme sobre um passado, mas, também, filme-manifesto que lança um aviso às gerações vindouras, de molde a que estas não repitam os erros do passado.
Para uma impressão mais objectiva, veja-se esta crítica do Kino Zeit (auf Deutsch).

6 Comments:

Blogger Daniel Pereira said...

Não diria filme-manifesto, mas ao se preocupar com o lado humano de todas as personagens, o filme passa da reprovação do sistema político para algo mais, algo que, como dizes, nos toca hoje e tocará outros amanhã.

12:53 da tarde  
Blogger Nathako said...

Très très beau film!
J'ai adorééééé l'acteur principal, il est excellent.

6:45 da tarde  
Blogger Hugo said...

Nathako: Moi aussi! Mühe est absolument génial et le film est très, très touchant.

Daniel: exacto. Acertado como sempre :-)

7:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nem me lembrei do Montag, mas a referência parece-me fazer grande sentido. Boa!

9:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ASSUNTO: Encontro de bolgs FAMAFEST2007
Bom dia, trabalho na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e gostaria de saber o endereço de e-mail deste blog. Tem uma certa urgência...
Pode responder para nunotinoco@vilanovadefamalicao.org
Muito Obrigado

10:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tem de haver sempre um intimismo intercalado com a preocupação social de modo a humanizar. Adorei este filme e a tenebrosa transformação de Homem para Máquina e de Máquina frustrada para Homem de novo.

5:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home