Os óculos escuros de Godard
Agnes Varda oferece-nos em Cleo de 5 a 7 um pequeno interlúdio composto por um "filme dentro do filme". Nele vemos Jean-Luc Godard e Anna Karina (bem como Jean-Claude Brialy), que terão a oportunidade de fazer uma pequena piada sobre uma das imagens de marca de JLG: os seus óculos escuros.
Piada à parte, do mesmo modo que no filme - que é uma óbvia homenagem ao cinema mudo e ao burlesco - vemos JLG lançar um pequeno impropério aos seus óculos, somos tentados a alargar o alcance da imprecação. Abandonemos as lentes, id est, os preconceitos que temos para com a realidade que vemos (e não penso, apenas, nos filmes) e, finalmente, poderemos ter uma opinião (tendencialmente) imparcial sobre algo. Tudo se resume, pois, a minimizar ao máximo a pré-compreensão ("Vorverständnis", expressão cunhada por Hans-Georg Gadamer) do intérprete sobre um determinado objecto. Tudo se resumo, pois, a tentar remover cirurgicamente um qualquer juízo prévio que tenhamos sobre algo. Tarefa difícil é certo, mas certamente com resultados proveitosos.
6 Comments:
Também gostava de ter visto Cléo de 5 à 7, mas estava na sala ao lado a ver outro Godard...
Pois, não se pode ter tudo... como já tinha visto Le petit soldat, rumei ao Varda :-)
não foi o le petit soldat, foi o les carabiniers.
(a minha cabeça. Não ligues) Também já o vi. gostaste?
gostei. não tanto como de outros de Godard, mas a perspectiva godardiana da guerra é muito interessante, através da mentalidade extremista e ingénua dos dois "saloios" Ulysses e MichelAnge.
Para o mês que vem é que vou ver o Le Petit Soldat.
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