Ainda Fassbinder
Será que alguma editora lusa terá a lata/coragem de lançar isto a preço acessível? Rezam as crónicas (auf Deutsch, in english) que a exibição na Berlinale, após uma maratona de perto de 18 horas de projecção, teve direito a ovação. Um bom indício, espera-se, da qualidade do restauro (e não só, obviamente).
Parafraseando o título de uma crónica, pode-se dizer que, em Fassbinder, o Cinema é mais do que uma História (em alemão apenas).
6 Comments:
Lançar até acredito que se lance, agora o preço acessível é que já não me parece...
Sinceramente, duvido que haja alguém capaz de arriscar o lançamento das quase dezasseis horas do Berlin Alexanderplatz (a edição alemã não é nada cara, por acaso..)
Exemplo: que eu saiba, nem em França foi editado o Out one: spectre do Rivette (onze horas...)
:(
Podem ser 16 horas, mas ao que sei o filme foi rodado por episódios na televisão, como se de uma série se tratasse...
Eu tenho uma cópia em divx com má qualidade e legendas em inglês, mas ainda não me dei ao trabalho de ver... Umas legendinhas em português de facto ajudariam... :)
Pois, de facto.
O meu problema com a edição alemã é nem sequer ter legendas em alemão (no site da amazon não referem a existência de legendas). Ainda não domino (infelizmente) o esférico ao ponto de dominar a oralidade. Só escrito e mesmo assim... Mas que o preço é convidativo, lá isso é.
Em Portugal, cada vez é mais raro encontrar coisas a preços acessíveis, principalmente quando ligadas à cultura, filmes, livros, etc. Enfim!
Nunca vi "Berlin Alexanderplatz". Vi, claro, "Querelle", mas quando o vi era tão miúda que não apreciei devidamente o trabalho de Fassbinder, principalmente num filme tão complexo e ousado. Sinto-me ignorante em relação à filmografia deste cineasta.
Lua obscura: Querelle vai passar no Quarteto no fim do mês de Março. Foi lá que vi, também, Berlin Alexanderplatz (no ido mês de Julho de 2006)
Enviar um comentário
<< Home