quinta-feira, novembro 9

Prima della Rivoluzione


Mais do quem um filme sobre a educação sentimental ou um filme que representa o exorcismo do passado do seu autor, Prima della Rivoluzione é uma obra reveladora da maturidade e da criatividade de um cineasta de 24 anos: Bernardo Bertolucci. Com efeito, se em La comare secca, filme construído sabiamente em subtis camadas que reflectiam os diferentes pontos de vista dos vários personagens, confluindo assim para deslindar o mistério da morte de uma prostituta, Bertolucci herdara um projecto do seu amigo Pier Paolo Pasolini, em Prima della Rivoluzione topamos com uma da obra da exclusiva pertença de Bertolucci.
Ambas as obras são marcadas pela cinefilia. Se em La comare secca esta é menos óbvia, pressentido-se nos flashbacks ou na confluência de vários pontos de vista para construir a narrativa (num contraste explícito com o estilo directo de Pasolini), em Prima della Rivoluzione ela é manifesta e afirmada de modo expresso. Com efeito, veremos um crítico reproduzir a máxima de Godard O travelling é uma questão de moral, tal como se dirá que é impossível viver sem Rossellini e veremos a admiração por Nicholas Ray.
Mas, ou não fosse a segunda geração italiana marcada pelo empenhamento político, este é também um filme sobre a educação política, maxime sobre os paradoxos experimentados por um jovem burguês adepto dos ideais marxistas. Fabrizio, o jovem intelectual que, inicialmente, é um fervoroso adepto do ideário de esquerda e que, paulatinamente, cede, conformando-se ao ponto de aceitar as instituições que o rodeiam. Trata-se, pois, de um filme sobre a derrota do ideal e da utopia, anunciando, assim, as conclusões que obras como Novecento ou The last emperor confirmaram. Mais do que a imposição da massa sobre a individualidade, será esta a prevalecer sempre. Só assim se percebe, por exemplo, que Pu Yi, mesmo idoso, não abdique de se sentar no seu antigo trono.
Todavia, o que distingue Prima della Rivoluzione das restantes obras de Bertolucci talvez seja o seu tom melancólico e nebuloso. Com efeito, não pode deixar de causar espanto que um jovem de 24 anos realize um filme tão outonal e com um sentido trágico tão acentuado. Quem não viveu antes da revolução não conheceu a doçura de viver, eis a questão.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não vi este filme, mas estou ansioso para ver.

Acho Brtolucci fenomenal na tal cinefilia de que falas e cujo melhor exemplo me parece ser o "Dreamers".

Vi "O Último Imperador", "Novecento", "Dreamers", "Stealing Beauty", "O Último Tango em Paris", "O Pequeno Buda" (etc...) e se há temática que identifico como fio de prumo da obra de Bertolucci, é a perda da inocência.

Falta-me, de facto, ver as obras iniciais de Bertolucci e estou, agora mais que nunca, ansioso por ver "Prima della Rivolucione".

Saudações bloguísticas!

7:54 da manhã  
Blogger Tiago Barra said...

Curiosa a presença da cinefilia nos seus filmes. Ensina-nos...

Também eu estou ansioso por ver o "Prima della Rivolucione".

Mas vi os últimos filmes deste realizador, e são todos de top.

Abraço.

11:04 da manhã  
Blogger Hugo said...

Tiago, alguns são bons, de facto (The dreamers, à cabeça). Mas comparados com passos prévios da obra do autor, como Prima della Rivoluzione ou Il conformista, são claramente menores. Mas são de top quando comparados com os que são feitos paralelamente por outros autores contemporâneos. Curioso, não é?

12:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não vi este infelizmente...

Mas... 24 anos... wow. Ça fait rêver...

8:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É natural Hugo...

É sempre assim com os realizadores, ao início estão ávidos por fazer arte, demonstrar ideias subjectivas etc...

Mas chega a uma altura em que querem fama, dinheiro, qualidade de vida. Não os recrimino. O problema é que estamos habituados a ver o realizador como um Deus, quando afinal não passa de uma pessoa.

O poder corrompe, já dizia Maquiavel...

Basta reparar no exemplo do Scorsese, do Coppola, do Chabrol, do Resnais, do Woody Allen, até do próprio Truffaut, embora tenha morrido prematuramente...

Depois temos gente como o Godard ou o Bergman e a esses sim, podemos chamar Deuses...

Quanto à comparação entre o cinema que se fazia antigamente e o que se faz agora, não acho que a qualidade tenha diminuído assim tanto. Já não é o mesmo cinema, concordo, mas as sociedades mudam e a arte acompanha-as. Hoje em dia continuamos a ter bons realizadores.

É assim a lei da vida...

2:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hellо, this weekend is nice for me, bеcause this moment i
am reaԁing this wondеrful іnfοгmаtive piece of writing here at
my home.

Mу homepage ... Read More At this website

11:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Greаt blog here! Αlso your web site loads uρ faѕt!
What web host are you uѕing? Can I get your affiliаtе link to your hoѕt?
I wish my websіtе loaded up аs quicκly aѕ yours lol

Also visit my web pagе ... http://bedmine.altervista.org/wiki/index.php?title=Utente:OpalGulle

6:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I'll right away clutch your rss as I can not in finding your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you'νe any?
Рlease let me know in oгder that I maу just ѕubscribe.
Thanκs.

Here is my ωeb blog :: ebayforums.lv

5:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mole removal product also can be an efficient cure for the removal of moles.
Nevertheless, this treatment is not suited for children
and pregnant girls.

Also visit my blog post dermatend In stores

3:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hi superb website! Does running a blog such
as this require a large amount of work? I've absolutely no knowledge of programming but I had been hoping to start my own blog soon. Anyways, should you have any suggestions or tips for new blog owners please share. I understand this is off topic however I simply needed to ask. Thanks!

Also visit my website where to buy garcinia Cambogia

8:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home