Variações sobre o western...
...desta feita com África como cenário. Tal como num western que se preze, temos o território hostil e inóspito, pronto a ser dominado por um homem ou por um grupo deles. Como aparente nota de dissonância aparecem os elefantes. O tom ligeiro e bem disposto é apenas outra das variações introduzidas por Howard Hawks. Rectius, é uma falsa pista. No essencial, Hatari! tem os elementos do Western. Daí que não seja descabido afirmar que Hawks ofereceu-nos uma obra moderna, tal é a sua capacidade de reinvenção do género.
Como bónus, em pano de fundo, toca Baby Elephant Walk de Henry Mancini.
5 Comments:
Esta cena ilustra perfeitamente o filme que se inspira, certes, no western (para já com a presença de John Wayne, os grandes espaços, as corridas que são aqui "motorizadas"), mas não só: também encontro uma grande influência do "Tintin au Congo", com a todo o aspecto colonialista que implica. E o filme é exactamente isso, vê-se como se lê uma bande desenhada; é uma comédia sem "enjeu" nem "intrigue", apenas as aventuras de um grupo de pessoas. Mas é hilariante.
Hilariante, sem dúvida! O que eu me ri (eu, conhecido por ser altamente sisudo. Acho que isso diz tudo..). Mas, também, uma obra dotada dotada do classicismo de Hawks.
Excelente filme! Ainda bem que gostaram...
Ainda me lembro quando mo emprestaram pela primeira vez há uns anos. Desconfiei muito por causa da temática aparente - a caça. Mas depois acabei por me render :)
Só faltavas lá tu, Wasted...
Pois, parece que sim...
Enviar um comentário
<< Home