quarta-feira, novembro 1

Variações sobre o western...


...desta feita com África como cenário. Tal como num western que se preze, temos o território hostil e inóspito, pronto a ser dominado por um homem ou por um grupo deles. Como aparente nota de dissonância aparecem os elefantes. O tom ligeiro e bem disposto é apenas outra das variações introduzidas por Howard Hawks. Rectius, é uma falsa pista. No essencial, Hatari! tem os elementos do Western. Daí que não seja descabido afirmar que Hawks ofereceu-nos uma obra moderna, tal é a sua capacidade de reinvenção do género.

Como bónus, em pano de fundo, toca Baby Elephant Walk de Henry Mancini.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esta cena ilustra perfeitamente o filme que se inspira, certes, no western (para já com a presença de John Wayne, os grandes espaços, as corridas que são aqui "motorizadas"), mas não só: também encontro uma grande influência do "Tintin au Congo", com a todo o aspecto colonialista que implica. E o filme é exactamente isso, vê-se como se lê uma bande desenhada; é uma comédia sem "enjeu" nem "intrigue", apenas as aventuras de um grupo de pessoas. Mas é hilariante.

1:38 da manhã  
Blogger Hugo said...

Hilariante, sem dúvida! O que eu me ri (eu, conhecido por ser altamente sisudo. Acho que isso diz tudo..). Mas, também, uma obra dotada dotada do classicismo de Hawks.

12:45 da manhã  
Blogger C. said...

Excelente filme! Ainda bem que gostaram...

Ainda me lembro quando mo emprestaram pela primeira vez há uns anos. Desconfiei muito por causa da temática aparente - a caça. Mas depois acabei por me render :)

3:08 da tarde  
Blogger Hugo said...

Só faltavas lá tu, Wasted...

3:20 da tarde  
Blogger C. said...

Pois, parece que sim...

9:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home