quinta-feira, novembro 2

Centenário de Visconti

Luchino Visconti - 1906-1976

Luchino Visconti nasceu em 2 de Novembro de 1906.
Autor de obras seminais como Ossessione, La terra trema, Senso, Rocco e i suoi fratelli, Il gattopardo, La caduta degli dei ou Morte a Venezia, Visconti é um nome fundamental da História da Sétima Arte. Formado em plena explossão do neo-realismo, desde cedo superou os canônes vigentes, para criar um estilo próprio, onde o mise-en-scène, uma estética apurada e a operaticidade, confluem numa absoluta explosão de sentimentos que, com o passar dos anos, dará lugar retratos desencantados e decadentes. Em qualquer caso, Visconti foi - e sempre será - o esteta supremo.
Porque nunca é demais recordá-lo, o ABC Cineclube dedica-lhe um ciclo evocativo. As entradas são grátis. Pena é que o Museu de Cinema não lhe tema dedicado qualquer ciclo. Tal como não o fez relativamente a outro autor fundamental cujo centenário é celebrado este ano: Roberto Rossellini.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente oportunidade de (re)ver Visconti! Perto de casa, entrada livre... mas os horários são mauzinhos...

9:14 da manhã  
Blogger Lis said...

Novo visual...gostei.

Sobre Visconti, a minha ignorância não me deixa escrever nada.

1:15 da tarde  
Blogger Hugo said...

Nuno: não se pode ter tudo...

Lis: ainda bem que gostaste :-)

5:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adoro Visconti. "Senso" e "Morte em Veneza" são dois dos filmes da minha vida. Muita emoção, muitos sentimentos fortes. E uma profunda tristeza também...

2:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home