segunda-feira, novembro 6

La maman et la putain, o estalar do verniz

Em 1973 Jean Eustache assinou um filme monumental que, entre outras coisas, era uma reacção contra o cinema de papa que alguns autores como Truffaut e Chabrol vinham fazendo. Eis o leit motiv de La maman et la putain. Apesar de a sua intenção inicial ter sido a de criar um filme que interrogasse a palvra, em que a palavra fosse o enredo, assumindo, assim o papel principal - basta lembrar o tom escrito do texto. Todos se tratam pelo pomposo Vous - Eustache acabou por ceder, permitindo que Veronika (la putain) corte cerce o tom teatral que impera no filme.

Certeiro. Cru. Agridoce e de uma lucidez visceral. Aqui, tal como num texto de Céline ou Genet, é o palavrão que fica bem e que é utilizado na medida certa. Serve de moldura à mensagem e, simultaneamente, é o seu veículo. Belo. Muito belo. São estes os escombros do Maio de 68. Eis os seus filhos desencantados. Perdidos no meio de nenhures, entre a esperança ingénua e o realismo cínico e amargurado.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Superbe monologue!

1:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hugo, viste também "Une sale histoire" de Eustache? Adoro este filme. A limite entre ficção e documentário quase que já não existe ; a parte ficcional quase que se torne até mais "real" do que a verdade. Impressionante.

8:12 da manhã  
Blogger Hugo Alves said...

Infelizmente não vi.

Mas este La maman et la putain é um dos filmes da minha vida. Quando o vi pela primeira vez marcou-me. O mesmo aconteceu há pouco mais de meio ano quando o revi. É, de facto, soberbo.

12:18 da tarde  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

6:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home