quinta-feira, outubro 5

Sublime redenção

Dean Martin em Rio Bravo

Um homem entra num saloon, trémulo e pouco confiante. Ignorado e ridicularizado por todos, Dude (Dean Martin) verá um dos presentes lançar uma moeda para um escarrador. É para lhe pagar uma bebida. Vencido pelo vício, rende-se à humilhação e apanha a moeda. Acabará por ser preso pelo sheriff Chance, depois de o tentar agredir.

Num filme que assenta num dos pilares básicos da ideologia do western - a solidariedade - Howard Hawks acaba por dar-nos um dos mais sublimes exemplos de redenção. Dude, o alcoólico, precisará descer ao nível mais baixo para recuperar a auto-confiança e a crença nas suas capacidades. Inicialmente confrontado com uma esmola no escarrador, Dude acabará, posteriormente, por não ceder, redimindo-se, assim, perante si e perante toda a Comunidade. Algo que, aliás, é um dos alicerces deste filme. Basta atentar que o sheriff Chance teve de contar com o auxílio de um jovem pistoleiro, de um alcoólico e de um velho coxo para poder impor a Lei. Trata-se, pois, da redenção dos proscritos, dos marginalizados que, qual fénix renascida, têm em Rio Bravo lugar de destaque.

Aliás, não deixa de ser sintomático - e altamente simbólico - as alcunhas das várias personagens do filme: Chance, Dude, Stumpy e Colorado. Mais do que um sinal de rejeição do invidualismo, estas alcunhas acabam por ser um dos sinais de coesão deste grupo irmanado e reunido por mero acaso. Porque, o mais das vezes, apenas o esforço conjunto é recompensado.

3 Comments:

Blogger Ricardo said...

Outro sério concorrente ao mais belo dos filmes!

1:32 da tarde  
Blogger Miguel Domingues said...

E para quando um texto sobre "High Noon", o inverso de todos estes ideais? Olha que acho que é, provavelmente, o western mais revolucionário, em termos do género, alguma vez feito...

11:34 da tarde  
Blogger Hugo said...

Para escrever sobre o High Noon preciso de por as mãos em cima de uma cópia ou de que ele passe no sítio do costume. Já não o vejo há uns bons tempos...

11:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home