segunda-feira, outubro 16

Mundo de sonhos


Somewhere over the rainbow
Way up high,
There's a land that I heard of
Once in a lullaby.

Somewhere over the rainbow
Skies are blue,
And the dreams that you dare to dream
Really do come true.
(E.Y. Harburg)

Eis o que canta Dorothy logo no início de The Wizard of Oz, essa obra que encanta qualquer um, dos oito aos oitenta. Um filme que encanta pela sua ingenuidade, pelo seu mundo mágico, por um Technicolor deslumbrante, mas, também, porque, intencionalmente ou não, este Somewhere over the Rainbow funciona, na perfeição, como uma síntese daquilo que o Cinema também é: algo para lá do arco-íris, um Mundo onde os sonhos se tornam realidade. Nem que seja por breves instantes. O Cinema é emoção, é a Verdade 24 vezes por segundo, mas é, também, um palco de ilusões.
Nuno, Wasted Blues, meus caríssimos companheiros de sessão, o que se vos oferece dizer? :-)

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nada, se não para marcar outra sessão ;)

12:05 da manhã  
Blogger Tiago Barra said...

"palco de ilusões"? um rasgo musical impertinente e demasiado teen para o efeito que pretendia Victor Fleming.
Incrivel como ganhou a outros filmes na guerra dos oscáres,um ano em que terá saido o melhor Capra movie: "Mr Smith Goes to Washington".

Abraço.

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"um Mundo onde os sonhos se tornam realidade. Nem que seja por breves instantes."

Sem dúvida, o que procuramos muitas vezes fora do quotidiano e que encontramos nesse mundo de sonhos, que é a janela aberta que o cinema em geral nos proporciona.

2:44 da tarde  
Blogger Senhora das Aguas said...

Que giro, Hugo... faz me lembrar quando era mais puquenina :)))esse música é bonita qualquer que seja a idade...Abraço.

4:55 da tarde  
Blogger Hugo Alves said...

Nuno: claro que sim!

Tiago: rasgo musical impertinente? Enfim, são opiniões. Mas ninguém por aqui falou de Capra ou de Oscars.

Lua obscura e senhora das águas: sim, também é um placo de ilusões e, neste caso, até faz voltar à infância por um bocado :-)

9:55 da manhã  
Blogger Tiago Tejo said...

Já tive oportunidade de ver esse filme magnífico em duas situações completamente diferentes. Uma foi semelhante à vossa, com a diferença de ter sido na minha sala.

A outra foi vendo-o sincronizado com o disco Dark Side Of The Moon dos Pink Floyd. Era, e continua a ser, um dos grandes rumores, o de que o o disco, gravado bem depois de filmado o filme, encaixaria na metragem. Eu não encontrei tanto encaixe quanto esperava, mas a experiência vale como uma nova a quem já tenha tido a do filme e a do disco, ambas só por si extraordinárias.

1:04 da tarde  
Blogger wasted blues said...

É um filme mágico para mim. Foi o primeiro que vi no cinema, com apenas 3 anos. Naturalmente que não me recordo, mas dizem-me que comecei a chorar assim que apareceu a bruxa. Depois disso, vi-o muitas vezes, na televisão, em DVD. Mas ir à cinemateca este Sábado foi especial. Foi mesmo ir ao 'other side of the rainbow', porque não há magia como a de uma sala de cinema.

Acho curioso quem consegue reduzir um filme que tem encantado várias gerações a "rasgo musical impertinente" e ainda falar das intenções do Victor Fleming, quando todos sabemos que Fleming foi apenas um de muitos realizadores que trabalharam neste filme. Logo, não faz muito sentido, falar da visão de um único realizador.

Quanto a 1939, realmente foi o ano desse magnífico "Mr. Smith Goes to Washington" de Capra (que, para mim é um dos melhores, não o melhor)... mas também foi o ano de "Young Mr. Lincoln" e "Stagecoach" de John Ford, "Only Angels Have Wings" de Howard Hawks, "The Women" de George Cukor, "Gone With the Wind" também de Victor Fleming (entre outros), "Ninotchka" de Ernst Lubitsch, "La Règle du jeu" de Jean Renoir... não será preciso continuar para lembrar que 1939 erá sido dos melhores anos de Hollywood, e onde está inserido o grande "The Wizard of Oz"!

Tiago Tejo - eu já fiz essa experiência com o álbum dos Pink Floyd e até a destaquei já no wasted blues ;) Mito ou não, aquilo até bate certo!

2:28 da tarde  
Blogger Hugo Alves said...

Wasted: subscrevo e assino por baixo. E 'mai nada! :-)

10:15 da tarde  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

6:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home