quarta-feira, maio 24

Cinegenia

Alain Delon em Le Samouraï

Alain Delon foi dado a conhecer ao Mundo enquanto actor em 1960, tendo-se afirmado de imediato como uma das principais estrelas do cinema francês.

Todavia, ficará célebre com o seu périplo italiano: trabalhou com Visconti (Rocco e i suoi fratelli e Il Gattopardo) e Antonioni (L'Eclise), tendo regressado à França Natal para alcançar o sucesso merecido. O seu desempenho em filmes policiais valeu-lhe o reconhecimento popular, salientando-se Le cercle rouge e, sobretudo, Le Samouraï, ambos de Jean-Pierre Melville. Se o imaginário do cinéfilo estava preenchido pelo angelical Rocco ou pelo apaixonado Tancredi, o rude e frio Jeff Costelo permanecerá como um dos seus melhores desempenhos.

Em data mais recente, foi o protagonista de Nouvelle Vague de Jean-Luc Godard, naquele que é, sem margem para dúvidas, o reconhecimento da sua importância para o cinema francês e, também, Mundial.

Conforme dizia em comentário há alguns dias: da mesma forma que há pessoas fotogénicas, há pessoas "cinegénicas". Delon é, certamente, um desses casos.

Alain Delon em Rocco e i suoi Fratelli

4 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

Teve o privilégio de trabalhar com mestres europeus e como parte dos grandes actores da Sétima Arte tinha uma atitude bastante emproada, como atesta uma das suas tiradas célebres: «I do very well three things: my job, stupidities and children.»

Cumprimentos.

4:55 da tarde  
Blogger Hugo said...

A única coisa que se ocorre dizer é: "Ninguém é perfeito..."

Cumprimentos ;)

12:29 da manhã  
Blogger C. said...

Será que te referes a "Lilith"? Vê aqui:

http://www.imdb.com/title/tt0058294/

5:35 da manhã  
Blogger Hugo said...

Wasted blues, é caso para dizer:

"game, set and match" :-)

11:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home