domingo, fevereiro 12

Lost in Translation

Bill Murray e Scarlett Johansson em Lost in translation


Eis um dos poucos filmes recentes que admiro verdadeiramente. Nunca será demais dizê-lo, tal como nunca será exagerado afirmar que Sofia Copolla é das mais interessantes cineastas da actualidade. Filha de peixe sabe nadar, mas, acima de tudo, Sofia Copolla tem provado que nada deve ao seu pai, o magistral Francis Ford Copolla.
Bob Harris (sublime Bill Murray) é um actor célebre, que está em Tóquio para gravar anúncios publicitários e Charlotte (personalizada Scarlett Johansson) está em Tóquio a reboque do seu marido, um fotógrafo workaholic. Ambos sofrem de insónias e, por mero acaso, conhecem-se num Hotel em Tóquio, criando um forte laço entre ambos.
Conforme diz Mafalda Azevedo, redigir um texto sobre Lost in translation é escrever sobre a vida de todos nós. Nada mais correcto. Na verdade, todas as misérias e esplendores da vida moderna estão plasmadas neste filme: a solidão, a dificuldade no relacionamento, os difíceis amores. Em resumo, alguns dos dramas pós-modernos (em sentido não lyotardiano, como sempre).
O filme passa-se em Tóquio, que mais não será do que uma metáfora da vida moderna. Da mesma forma que ambos os americanos perdidos no Oriente se sentem incapazes de comunicar com aqueles que os rodeiam, essa dificuldade pode ser alargada para a vida em sociedade: quem poderá afirmar que nunca se sentiu insatisfeito com a sua profissão? Quem nunca teve problemas de identidade? Quem nunca esteve só? Quem nunca sentiu dificuldades em comunicar com outros? Resumindo, no filme domina a ideia de alienação. Uma alineação que é materializada na impossibilidade de comunicação com os nipónicos, mas que é a projecção do "eu" de Bob e Charlotte.
De certa forma, Sofia Copolla, retoma temáticas tão caras a outros realizadores (Antonioni parece pairar de forma quase omnipresente), conferindo-lhes um cenário mais actual. Lembre-se o deambular típico das personagens de Antonioni e compare-se com as deambulações de Bob e Charlotte por Tóquio, nomeadamente o inesquecível Karaoke.
Estas deambulações, para além de demonstrarem uma forte necessidade de procurar escapatórias à realidade, têm também o condão de mostrar que as grandes amizades (...mas será apenas amizade?) nascem nos momentos mais inesperados e nos lugares mais inóspitos. Eis o tom positivo do filme que contrabalança com a viagem pela negatividade da vida moderna. Aliás, essa amizade poderá ser vista, de certa forma, como um combate à alienação. De facto, ante um total "desligar" da vida social, quer Charlotte quer Bob sentem necessidade de se ligarem a algo, necessidade essa que será "satisfeita" plenamente na relação que ambos criam.
Neste tom verdadeiramente agridoce, durante cerca de 100 minutos, vivemos e compartilhamos os dramas existenciais de Bob e de Charlotte, tendo a oportunidade de podermos reflectir sobre nós próprios. Acima de tudo, estamos perante um filme avesso às etiquetas. Mas uma coisa é indiscutível, creio: trata-se de uma obra de génio e sensibilidade. Mais: uma obra em que Sofia Copolla não deixou de colher a lição de alguns mestres europeus.
Concluo relembrando o inusitado (e original, no mínimo) final, que confere um tom verdadeiramente aberto ao filme: um reencontro que é simultaneamente uma despedida (será mesmo?...), em que, após um beijo, ambos os personagens se despedem com um grande sorriso...
O mesmo sorriso com que eu fiquei depois de rever, uma vez mais, este grande filme.

36 Comments:

Blogger Ricardo said...

Acho que este filme foi algo ligeiramente sobrevalorizado, principalmente entre a malta mais jovem, como obra-prima.

Mas o filme não mostra assim tanta coisa de novo que um Antonioni (como tu falaste e bem), ou até um Hitchcock (ver Vertigo), ou um Nicholas Ray (ver o suberbo They Live by Night) não tenham já mostrado.

Aqui é mais uma "modernização" num mundo que insiste em ser triste e uniforme, e num contexto diferente.

Mas devo confessar que o momento final me comoveu e peras.

11:28 da manhã  
Blogger Hugo said...

Caro e mui prezado Ricardo: precisamente. Essa "modernização" é uma das provas que Sofia Copolla, para além de saber fazer filmes, conhece a obra dos grandes realizadores.

Outro filme ao nível dos predecessores e ponho Sofia Copolla no Olimpo cinéfilo da actualidade (se é que já lá não está...)

11:36 da manhã  
Blogger Daniel Pereira said...

Para conseguir "modernizar" as referências citadas é preciso um talento enorme, coisa que vejo, sem dúvida, em "Lost in Translation" (ainda ninguém falou no óbvio "Casablanca"?). E, já agora, em "The Virgin Suicides" que considero um filme fabuloso, uns ligeiros furos abaixo deste. E, contrariamente ao Ricardo, afirmo, sem pejo, que ambos os filmes da Sofia Coppola são obras-primas. "Lost in Translation" poderá ser o filme desta década.

12:30 da tarde  
Blogger Tiago Barra said...

O nivel de realização de Sofia Copolla não é a de Francis Ford Copolla ("qualquer semelhança será pura coincidência...")

Qualquer tentativa de comparação será infeliz...

O amor é um lugar estranho(nem na tradução acertaram) é uma peça de entretenimento simpática qb, mas não mais do que isso.

Não haverá algum exagero no uso de "obra de génio" e afins ?

Citar expressões cinéfilas da contracapa "Sublime Bill Muray" pertencentes a diretores do jornal de música (Blitz) não será arrojado?

Bill Muray nunca foi "sublime" faceta intlectual é coisa que não se lhe conhece.

A sua representação em "Lost In Translation" (a fazer lembrar Rogério Samora em "O Fatalista")não consegue fazer esquecer a sua faceta "Ghostbuster".

A tentativa (desastrada)de repetir a dose do personagem "Bob Harris" em «Broken Flowers» levou aos resultados que são conhecidos...

Convém alargar horizontes e não se quedar apenas pelo óbvio.."história de um encontro em Tokyo"(é um mero pretexto) - O essencial da mensagem que o argumento produz - A NECESSIDADE DE TOLERÂNCIA ENTRE DIFERENTES CULTURAS COMO FORMA DE CONVIVÊNCIA não foi abordado...

Grato pela atenção
TB

P.S.1. O bloguer que elabora uma análise cinéfila não pode "fazer ouvidos de mercador" à banda sonora...(sobretudo quando se trata de um grupo conceituado no reverso musical - Roxy Music "More Than This" em que Bill Muray interpreta Bryan Ferry.

P.S.2. O crítico de serviço não curou de abordar a temática(-mistério)do final do filme...

Que terá dito Bob no ouvido de Charlotte ?

Simples: Ter-lhe-à dito onde vivia ou qualquer outra informação (N.º Telefone?) de modo a permitir que ambos se continuassem a encontrar...(só assim se entende o beijo final depois de tantas oportunidades "desperdiçadas" no Hotel).


P.S.3. Se "Um dos poucos filmes recentes que admira verdadeiramente" é "Lost In translation" devo sugerir-lhe duas alternativas (de peso) sob a égide de um quarteto amoroso semelhante a "Lost In Translation"... com uma qualidade de realização MUITO SUPERIOR - "Closer"(2004) e "On Connaít la chanson" de Alain Resnais...

P.S.4. Para se abordar determinados temas cinéfilos convém ver bastantes filmes do mesmo género/tempo.

10:15 da tarde  
Blogger Hugo said...

Tiago Barra,
i) Tóquio, conforme referi, é uma mera metáfora da solidão moderna. Caso o mui ilustre conheça suficientemente a filmografia de Antonioni, perceberá as inúmeras referências/citações a este grande realizador (para além dos que foram referidos pelo Ricardo Martins e pelo Daniel Pereira. Salvé!)

ii)Bill Murray é deveras sublime e faz esquecer a faceta Ghostbuster. Comparar esta obra belíssima através da reminiscência a um filme péssimo é o mesmo que estar afalar de Proust e responderem com Margarida Rebelo Pinto ou afins.

iii) Eu referi um final aberto e isso, obviamente, inclui o segredo dito ao ouvido de Charlotte. Ser um filme aberto é precisamente isto: procurar interpretar/adivinhar o que ficou por contar.

iv) A Tóquio de Lost in translation é americanizada, o que aponta, ao de leve, para a globalização (ter-se-á esquecido desta parte?).

v) Reitero: Tóquio é uma metáfora da vida moderna. Estar "Lost in translation" é ter dificuldades de comunicação. Convém não levar muito à letra os títulos...

vi) não esqueci a banda sonora, nem Bill Murray interpreta o Brian Ferry. Que eu me lembre apenas o vi interpretar a personagem de Bob Harris. Quando muito, canta/interpreta uma música dos Roxy Music. (convém ser preciso nas expressões utilizadas)

vii) Já que fala em música, a referência a "God save the Queen" (no Karaoke) é o reflexo da deambulação que os personagens têm...

ix) a avaliar pela necessidade que tem em escalpelizar tudo o que escrevo (o que penhoradamente agradeço), parece-me que começa a ter o raciocínio algo toldado.

x) pelo que, como já disse antes, construa o seu edifício crítico de forma sistemática e racionalmente fundamentada. Acima de tudo, não adopte o estilo do franco-atirador. Não lhe fica bem.

xi) Sugiro-lhe que veja cinema alemão. Certamente reparará que a racionalidade do cinema de Sofia Copolla não virá do nada.

Saudações cinéfilas,

11:32 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Ainda em relação ao exagerado e brutalizante ataque do Tiago Barra, um ponto que me deixa particularmente apreensivo, é o PS 4, em que ele diz que, para se analisar certos temas tem que se ver bastantes filmes do mesmo género/tempo.

Ou seja, o que ele aprova, é cinefilia desenfreada, muito à semelhança dos críticos de cinema, que tudo têm que ver (mas que não se deve esquecer, eles são pagos para isso)

Nunca, mas mesmo nunca, me poderão obrigar a ver filmes que não tenho tempo para ver.

Ah, e caro Tiago Barra, se pensa que para perceber cinema é necessário ver muitos filmes, devo afirmar que já falei com muitos comerciantes e "peixeiras" com melhor gosto cinéfilo do que muitas pessoas da área.

Para acabar, deixo exemplo de um genial realizador da actualidade, e que não é cinéfilo: Abbas Kiarostami.

10:44 da manhã  
Blogger Daniel Pereira said...

O Hugo não tem necessidade nenhuma que eu o defenda, os seus textos falam por si, mas as intervenções do Tiago Barra merecem-me alguns comentários.

1-De facto, não é muito agradável sentir o tom atacante com que escreve os seus comentários (ao que parece tanto eu como o Hugo como o Ricardo o sentimos).

2-Esse facto é tanto mais desagradável quanto se retira, também, dos seus textos, alguns aspectos interessantes e sente-se que tem conhecimento cinematográfico para vir comentar num verdadeiro espírito de discussão saudável e não tentar superiorizar-se aos demais leitores/escribas. Apelo-lhe para uma mudança de atitude.

3-Não creio que os textos do Hugo se possam entender exactamente como críticas. Nesse sentido, não há qualquer problema se não se falar na banda sonora.

Ainda em relação ao filme alguns comentários:

1-Vi este filme várias vezes e, há pouco tempo, vi "O Fatalista" e não consigo perceber semelhanças entre os dois actores referidos.

2-Se aquela cena final não tem diálogos por alguma coisa é. Na minha opinião, vir tentar "desvendar" tal cena é não perceber a sua qualidade enquanto puro momento de cinema.

Cumprimentos a todos.

1:12 da tarde  
Blogger Hugo said...

Daniel, Ricardo:

ainda vos vou contratar como meus advogados...! Salvé, companheiros!

3:12 da tarde  
Blogger Apolo said...

Ilustres cinéfilos,

Não obstante reconhecer que a crítica do Ilustre Tiago Barra tenha sido muito arrojada, venho apenas referir que a mesma talvez se deva ao facto de "O" mesmo Hugo Alves, que ora defendem, fez e faz exactamente o mesmo (ou qui ça pior) a outras pessoas, com as suas críticas severas e aniquiladoras.
Garanto-lhes que o ilustre Hugo não necessita de defensores oficiosos.

Terminaria mui respeitosamente com aquela teoria: "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra". (E nunca é demais acrescentar que todos temos telhados de vidro!)

Os meus humildes cumprimentos.

5:23 da tarde  
Blogger Hugo said...

Não gostando eu de ser advogado em causa própria, lembro apenas que a exigência que tenho para com os meus textos repercuto-a nos dos outros. Não tolero afirmações efectuadas de ânimo leve. Defeito meu, como é óbvio.

Conforme digo amiudadas vezes, quando se escreve (ou afirma) algo, há que sopesar bem o que se vai dizer. Fazer uso dum discurso racionalmente fundamentado e coerente é isso mesmo. Certamente terei muitas falhas de redacção. Mas ninguém é perfeito.

Fazendo minhas as palavras do prezado Paulo Anjo, lembrar-lhe-ia que também o ilustre Tiago Barra não carecerá de advogados oficiosos.

Cumprimentos cinéfilos!

Grato pela visita,

7:41 da tarde  
Blogger Mafalda Azevedo said...

Para além de ter gostado bastante deste texto, devo admitir que fico muito contente por verificar que o people da Pelicular anda a remar no mesmo sentido... Ora muito bem! :)
Cumprimentos para todos e obrigada pela referência ao meu texto. (Muito gentil!)

9:41 da manhã  
Blogger Hugo said...

Cara e mui prezada Mafalda, antes do mais, o meu agradecimento pela visita e pelo elogio. Quanto À referência ao texo,nada a agadecer"!. Sempre fui adepto da lógica "o seu a seu dono". Não é gentileza. Apenas reverência intelectual ;)
E sim, a malta da Pelicular parece ter vestido a camisola e começa actuar como um bloco harmónico!

9:47 da manhã  
Blogger Hugo said...

Sim, a banda sonora é muito muito boa. A talho de foice, convém referir que é algo que parece ser uma constante nos filmes da Sofia Copolla. Já no "Suicide Virgins" era muito boa.

Será que teremos mais do mesmo em "Marie-Antoinette"? Das fotos que já sairam, o filme tem um certo "je ne sais quoi" de "Barry Lyndon". Promete!

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

The Horizon Physical fitness T101 Treadmill is usually a folding treadmill which may make for simple storage and it options a two.


Also visit my weblog ... www.getfitnstrong.com

5:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Using these physical exercises, you are able to teach your overall human body at your home easily.


Feel free to visit my web blog ... bowflex selecttech 552 adjustable dumbbells

2:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Altering the weights on a carpeted floor could be complicated
- hardwood or concrete floors are preferable.

Feel free to visit my page - dumbbells for sale

4:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Before you make any key investments, I strongly advise examining quite a few nonbiased Bowflex reviews similar to this just one.


my website; click the following webpage

3:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

More affordable treadmills are a lot less durable and will
break down inside times of set up at the house.


Also visit my web page - bowflex selecttech dumbbells

7:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

You don't forfeit the life time problems warranty, which happens to be probably on the list of finest things that this company gives you.

Look into my blog :: bowflex selecttech 552 dumbbells sale

2:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quite simply, is 50 lbs of resistance on a Bowflex a similar as absolutely
free weights?

Here is my webpage ... dumbbells for sale

6:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I explain to all of my female consumers that every one you really need to make
an excellent training session at home is a strategy to walk or jog and a way
to get resistance training.

Also visit my web page; getfitnstrong.com

9:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A superset is basically two work outs performed in sequence with small to no recovery time period in concerning.


Stop by my web page http://www.getfitnstrong.com

10:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

There are some uncomplicated things to recollect in relation to ab devices, and if you maintain these items in mind you are certain to make
the proper decision.

my web blog; bowflex selecttech 552

8:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

You do not have to be concerned about starting up and stopping using the Bowflex Treadclimber,
as you do with some other types of work out equipment, simply because just about every variation has massive foot boards along the tread belts, which allows obtaining on and off uncomplicated and
protected.

Also visit my web blog; please click the next page

3:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

While Boflex encourages alone as getting similar
to.

Here is my webpage: dumbbell sales

10:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

These tools are very effective for anyone who don't have a big room to training session.

Review my blog post ... adjustable dumbbells

3:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

It saves you a lot of space plus you may transfer it away from view
if you have guests if you like.

Also visit my webpage - http://www.getfitnstrong.com/bowflex-dumbbells/bowflex-selecttech-dumbbells-ultimate-home-exercising/

11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

In this Unwanted fat Gripz assessment I am intending to provide you an in
depth analysis of my experience along with the grip strengthening product.


Here is my site ... bowflex dumbbells 552

11:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Press the arms out in front of you until finally they're straight without the need of locking elbows.

Also visit my homepage; best adjustable dumbbells

10:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Planning the video clip to simply accept easy updates will allow like new services, items and people with
out it being necessary to redo the entire video clip.

My web-site: adjustable weights

8:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

While it is actually feasible to merge the two, it's crucial to note that way too considerably cardio can really inhibit your utmost energy gains with fat instruction.

My web blog :: select dumbbells

8:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

In its place of applying the pressure of gravity on iron plates,
the resistance in the Bowflex health and fitness center is made through the force developed by a cable and pulley technique pulling versus resistance bars.


Here is my page :: adjustable weights

12:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Start looking all over and you'll see that you just are surrounded by excess weight loss "secrets", food plan tablets that indicate they're able to get it done all for you personally, drinks that could "help" you
get rid of pounds, medical practitioners with "secret body weight decline formulas", fad diet
programs that assure all sorts of terrific fat loss outcomes.


my website; best adjustable weight dumbbells

10:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meaning you could steadily maximize energy degrees
with no having to bulk up a lot initially.

my blog post best adjustable dumbbells

3:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

That is a increased number of bells than either of the other two sets, nevertheless
the general bodyweight is usually a little bit decreased as opposed to Bowflex set and the
PowerBlock weights modify in 5 pound increments only.


Also visit my web-site: Website URL

12:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bowflex is probably amongst essentially the most well-known manufacturers
in fitness gear.

my web blog; http://www.getfitnstrong.com/

12:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home