sábado, outubro 18

Autismo

Reagir perante a adversidade do Mundo de forma autista, julgando que podemos conquistá-lo e modelá-lo à nossa vontade. Algo que todos, mais cedo ou mais tarde, sonhamos. Se em Die Blechtrommel Oskar Matzerath é bafejado com esse dote supremo, o seu egoísmo maquiavélico cede, em teoria, perante um gesto mais simples: tapar os ouvidos e ignorar o mundo em volta. É, precisamente, o que acontece no segmento de Claude Chabrol de Paris vu par... e, no mundo real, também é assim que todos nos comportamos. Ao realismo mágico, o pragmatismo.
Ou, se se preferir, à recriação de efeitos de Mélliès e à emulação do cinema mudo de Schlondorff, devidamente temperados pela fantasia mágica do romance de Grass, neste recanto prefere-se a simplicidade aparente de tentar captar a realidade*. Por outras palavras, revemos Die Blechtrommel e não conseguimos dizer nada excepto "excelente adaptação". Provavelmente a precisar de mudar os óculos que se colaram ao meu nariz, não vejo mais nada para além disso. Um docudrama, que entretém com qualidade e, por sinal, dá ares de Cinema, isto é, de um objecto que conhece a História que correu antes da sua feitura. Mais nada.Estranhamente, gosta-se do dito. Mas não o suficientedo que para o rever de quinze em quinze anos.
Adenda: Não que por aqui não se goste de opulência. Todavia, nessas alturas ficamo-nos pelo negativismo decadente de Visconti ou pelo impressionismo de Ophüls e a sua câmara a dançar valsas. Felllini, o grande mentiroso, é um universo completamente à parte disto tudo.

2 Comments:

Blogger J.M.P.O said...

Herr Matzerath é um personagem muito interessante da obra de Grass.

Esse "tapar os ouvidos" também se encontra na "ratazana", onde o narrador (que não é Oskar) tapa os ouvidos à informação que lhe transmitem e continua a imaginar uma história que não pode existir porque o lugar onde ela decorre já não existe.

Gosto bastante da obra de Grass, quanto ao filme, só vi excertos. Os direitos de Autor têm uma função social muito mitigada!

4:54 da manhã  
Anonymous Manca Mulas said...

Tu és tão labrego que metes nojo; só podias mesmo ser assistente da pocilga que é a FDL. Tanta referência para quê, ó parolo Alves? Para mostrares que viste trailers no IMDB e agora andas aqui armado em cinéfilo, grunho de merda?
Vai para o caralho que te foda.

12:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home