quarta-feira, outubro 15

Revisões

As revisões têm disto: relembrar cenas que marcaram, ideais que jaziam algures numa caixa perdida na cave. Le salaire de la peur, para além do seu anti-americanismo latente, faz tomar consciência de uma coisa tão óbvia e corriqueira que por vezes nos esquecemos dela: o lucro, por via de regra, alcança-se à custo de algo ou de alguém. O lucro torna-nos vazios, cegos e prontos a cometer loucuras. O lucro consome a bondade do Selvagem que somos. É um Leviatã. O Mundo não é um local para pessoas afáveis ou propensas à simpatia. O Mundo, esse que guia todos os outros que se vendem é um sítio feio. De tanto vermos a violência, parecemos esquecer o óbvio.
Clouzot, com a mestria no domínio do suspensa e da magistralidade a criar ambiente e a esculpir figuras e rostos por entre luzes e sombras, limita-se dramatizar e exponenciar o óbvio. O Mundo é sujo e feio. A ironia reside no facto de ser o Cinema a lembrar-nos isso.

1 Comments:

Blogger Ursdens said...

O mundo é sujo e feio e a ideia acaba sempre por ser a mesma (ao longo da história e sob perspectivas diferentes)...

O homem antigo temia Deus, o homem moderno temia a razão e o homem contemporâneo já só teme a consciência...

Daí a noção que alguns têm acerca de "citizen kane", como o maior filme jamais feito...

Eu, agora, quase que prefiro uma comédia romântica... eheh!

Cumprimentos Hugo, és sem dúvida um ser pensante e com muito valor..., vê é se nunca te tornas sujo e feio... Procura mais as pessoas e menos os filmes, sem medo! :)

Aconselho-te a leitura de um livro intitulado "A loucura da normalidade", escrito por um tal de Arno Gruen...

Lembra-te da frase do Truffaut (era qualquer coisa como isto): "Os amantes de cinema são pessoas doentes"

Acho que, se calhar, o Truffaut se enganou... É que o passo que vai da doença à loucura verdadeira é, somente, e na minha opinião, a consciência...

Se calhar já sabes isto tudo, se calhar não..., não sei... Apenas to digo para trocar ideias, aliás, para trocar pontos de vista sobre ideias...

:)

6:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home