terça-feira, maio 29

A magia e o suspense da porta

O cinéfilo militante acaba, inelutavelmente, por se deixar vencer e ser enleado pelo mundo dos vários fotogramas que vai vendo, admirando e amando. Invariavelmente, chegará o dia em que a o Cinema acabará por tomar as rédeas da sua retina e, por um motivo qualquer, um simples acontecimento vivido despoletará a memória de outro visto projectado na tela. É nesse ir e vir de perspectiva que, provavelmente, a cinefilia nascerá e se desenvolverá.
Num desses momentos - e ainda não há muitas horas - o ora escribe viveu uma dessas, passe a expressão, experiências: atravessando um longo corredor permeado de portas, com o olhar fixo na porta que daria acesso ao local de trabalho provisório das próximas semanas, inúmeros fotogramas dos travellings de Yazujiro Ozu atravessaram, em lampejos sucessivos, os olhos, enquanto iam sendo dado passos para o objectivo final. Finalmente compreendeu-se a dificuldade de filmar uma porta fechada. Esta esconde um mistério ao qual nos vamos aproximando, sempre sem saber ao certo aquilo que veremos ou qual o aspecto do espaço a que acederemos. A porta é uma fronteira, mas é, também, um pólo que atrai e espevita a imaginação. Estranhamente, temos medo do desconhecido e esse medo, simultaneamente, faz voar a imaginação. Uma das belezas do Cinema de Ozu é o facto de captar toda a essência de momentos tão frugais e banais como esses de modo eficaz e poético.
A porta - a real, bem entendido - estava fechada: alguém tinha perdido as chaves da dita, ficando, assim, por desvendar o mistério escondido por trás da fronteira que ela marca. (ou Do Mundo da Alta Finança no seu melhor)

5 Comments:

Blogger Nuno said...

À maneira de Ozu, também conseguiste captar a magia desse pequeno momento... Lindo texto!

1:11 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Mundo da alta finança: ora aí está um mundo que eu jamais me veria a fazer amigos.

5:41 da tarde  
Blogger Hugo said...

Obrigado pela parte que me toca (sou assessor jurídico de parte da dita Finança, remember?)

5:49 da tarde  
Blogger Ricardo Martins said...

Mas tu vens de Direito, ó grande, és fixe. Eu referia-me aos gajos que so vêem números à frente e não têm um tema de conversa interessante.

9:03 da tarde  
Blogger C. said...

O segredo da porta fechada? ;)

E entre meninos dos números e das leis... :P

2:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home