terça-feira, maio 29

A magia e o suspense da porta

O cinéfilo militante acaba, inelutavelmente, por se deixar vencer e ser enleado pelo mundo dos vários fotogramas que vai vendo, admirando e amando. Invariavelmente, chegará o dia em que a o Cinema acabará por tomar as rédeas da sua retina e, por um motivo qualquer, um simples acontecimento vivido despoletará a memória de outro visto projectado na tela. É nesse ir e vir de perspectiva que, provavelmente, a cinefilia nascerá e se desenvolverá.
Num desses momentos - e ainda não há muitas horas - o ora escribe viveu uma dessas, passe a expressão, experiências: atravessando um longo corredor permeado de portas, com o olhar fixo na porta que daria acesso ao local de trabalho provisório das próximas semanas, inúmeros fotogramas dos travellings de Yazujiro Ozu atravessaram, em lampejos sucessivos, os olhos, enquanto iam sendo dado passos para o objectivo final. Finalmente compreendeu-se a dificuldade de filmar uma porta fechada. Esta esconde um mistério ao qual nos vamos aproximando, sempre sem saber ao certo aquilo que veremos ou qual o aspecto do espaço a que acederemos. A porta é uma fronteira, mas é, também, um pólo que atrai e espevita a imaginação. Estranhamente, temos medo do desconhecido e esse medo, simultaneamente, faz voar a imaginação. Uma das belezas do Cinema de Ozu é o facto de captar toda a essência de momentos tão frugais e banais como esses de modo eficaz e poético.
A porta - a real, bem entendido - estava fechada: alguém tinha perdido as chaves da dita, ficando, assim, por desvendar o mistério escondido por trás da fronteira que ela marca. (ou Do Mundo da Alta Finança no seu melhor)

7 Comments:

Blogger Nuno Pires said...

À maneira de Ozu, também conseguiste captar a magia desse pequeno momento... Lindo texto!

1:11 da tarde  
Blogger Ricardo Martins said...

Mundo da alta finança: ora aí está um mundo que eu jamais me veria a fazer amigos.

5:41 da tarde  
Blogger Hugo said...

Obrigado pela parte que me toca (sou assessor jurídico de parte da dita Finança, remember?)

5:49 da tarde  
Blogger Ricardo Martins said...

Mas tu vens de Direito, ó grande, és fixe. Eu referia-me aos gajos que so vêem números à frente e não têm um tema de conversa interessante.

9:03 da tarde  
Blogger wasted blues said...

O segredo da porta fechada? ;)

E entre meninos dos números e das leis... :P

2:49 da manhã  
Blogger  said...

Parabéns pelo blog!
Excelente conteúdo!

Visitem também:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Futebol e política num só!
Obrigado!

1:55 da manhã  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

7:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home