História de um tímido
Com Tirez sur le pianiste, François Truffaut procurou um estilo novo, fundado nas incessantes alterações do tempo, construindo, assim, um filme feito sobre rupturas de ritmo. Para além do mais - e porque é de um pianista que se trata - todo é um "quase-musical", composto por vários registos sonoros destinados a criar os vários ambientes em que Charlie se passeia ou os sentimentos que experimenta.
Talvez por isso, este seja o verdadeiro filme Nouvelle Vague de Truffaut: experimentalismo, rudeza de linguagem (quer visual, quer verbal), constante jogos de palavras, citações cinéfilas em série. O filme foi um verdadeiro desastre comercial e Truffaut não mais ousaria filmar de modo tão experimental, preferindo optar por abordagens conservadores. Dir-se-ia que, do mesmo modo que Tirez sur le pianiste é a homenagem e elogio da timidez, também a restante obra de Truffaut o será, já que a sua "timidez" na abordagem dos filmes o mais das vezes esconde obras-primas absolutas.
3 Comments:
Sim é claramente o Truffaut mais inventivo de um ponto de vista formal. É pena não ter realizado mais filmes deste género. Uma delícia :)
Excelente filme. E excelente novela (editada em Portugal pela Caminho). Recomendo ambos.
Sem dúvida, caro Pedro. O romance de Goodis (na excelente colecção de policiais da Caminho) é genial. Tal como o filme de Truffaut.
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