segunda-feira, maio 7

Os duros não dançam

Lendo Os duros não dançam, de Norman Mailer, dei por mim a ser invadido por um omnipresente Sam Fuller. Não era para menos: a prosa acutilante e directa de Mailer, associada a algumas das explosões de violência do protagonista, faziam ecoar o estilo Fuller: simplista, violento, com linguagem dura e processos (aparentemente) simples. Como isto anda tudo ligado, ao rever The Big Red One, de Fuller lembrei-me, instintivamente, do estado de espírito e de algumas das peripécias das personagens de Os nus e os mortos, de Mailer*: impera o espírito de grupo, o desprezo para os que estão fora dele e, acima de tudo, a rudeza de carácter, expressa na violência do gesto e na rispidez da linguagem.

* Com as devidas distâncias entre os Universos de ambos os autores, claro está. Como exemplo, note-se o facto de o romance de Mailer ser a reminiscência das experiências vividas na II Guerra Mundial por Mailer no Japão...

4 Comments:

Blogger S.B. said...

Norman Mailer é grande (para mim só superado por Henry Miller, ando curiosa por ler o seu último romance, que tem causado tanta polémica, sobre os ancestrias de um jovem Hitler.

10:44 da manhã  
Blogger Hugo said...

Curiosa essa referência ao Henry Miller. Não costuma ser muito apreciado o Sr. (a designação "bestiário obsceno e pornográfico" é comum) :-)

9:51 da manhã  
Blogger Daniel Pereira said...

Trópico de Capricórnio - único que li - é grande!

7:06 da tarde  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

7:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home