quarta-feira, abril 25

Porque hoje é dia 25 (um intermezzo)

Um dos elementos de um certo conjunto de pedaços de criação bloggeiros escreveu outrora que o José Afonso não era assim tão bom. Pois bem, lembrei-me de uma canção ("Coro dos caídos") de José Afonso que se aplica na perfeição às pseudo-abriladas que por lá se vão escrevendo (o episódio "Gato Fedorento" seria mais um belo exemplo disso mesmo):

"(...)Cantai cantai melancolias serenas
Como o trigo da moda nas verbenas
Cantai cantai guizos doidos dos sinos
Os vossos salmos de embalar meninos
Cantai bichos da treva e da opulência
A vossa vil e vã magnificência (...)"

Meninos, convém não esquecer que muitas das coisas que por aí vão sendo publicadas só o podem ser graças ao 25 do A. Mais importante, convém perder o "complexo de Édipo" que domina a Direita lusa: para se impor sente uma necessidade latente de criticar "símbolos" ou "marcos" conotados com a Esquerda. Para completar a receita, por vezes, também se acena com os fantasmas que a acusam de salazarismo, fascismo ou afins, recorrendo à velha técnica da vitimização. Trata-se, obviamente, de um problema mal resolvido. O que não deixa de ser curioso, dado que o dito blogue se afirma como de terceira geração. Ora, até pode ser, mas, até ver, padece de traumas vetustos. O que não deixa de ser curioso, já que, afinal de contas, o mais das vezes, esconde-se um discurso ultrapassado, devidamente disfarçado por alguns toques de modernidade.
Fica uma das máximas democráticas (na poesia de José Afonso, claro): Amigo/Maior que o pensamento/Por essa estrada amigo vem e, mais importante, Vejam bem/que não há só gaivotas em terra/quando um homem se põe a pensar.
Nunca esquecer: Cada Homem é o seu Comité Central.
[O cinema segue dentro de momentos]

7 Comments:

Blogger lebredoarrozal said...

:) grandes verdades que aqui se dizem:)

8:44 da tarde  
Blogger Miguel Domingues said...

Na altura em que se disse isso nesse espaço, reagi muito violentamente no Jeu de Massacre. Mas, concordando com o que dizes, interessa-me lançar outra questão: pouca gente falou contra essa frase.

Pequeno exercício: imagine-se o que se diria se alguém de esquerda pusesse em causa o valor de Fernando Pessoa, Ezra Pound, Salcador Dalí ou Jorge Luis Borges apenas pelas suas ideias políticas.

9:51 da tarde  
Blogger C. said...

Clap, clap, clap!

10:13 da tarde  
Blogger Tiago Barra said...

Não podia estar mais de acordo.A verdade é que nesse "blog?!" que citas nem português decente se escreve...

A Ignorância é tanta...não há paciência!

11:24 da manhã  
Blogger Lis said...

Mais do que as falhas linguísticas, mais do que os temas cansados,o que mais aborrece neste espaço é a forma cega com que se defende posições, ideias. As grandes certezas tendem a desvanecer-se, não o saberão? Talvez não e não são os únicos.
Um abraço, Lis

7:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Repare quando escrevo «neste espaço» refiro-me ao Pedaços de Criação. Para que não haja dúvidas.
Um abraço.
Lis

1:45 da tarde  
Blogger Hugo said...

Eu percebi :-)

E totalmente de acordo com todos.

2:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home