segunda-feira, abril 30

Filmar literatura, escrever filmes

Com o título deste post, poderíamos, facilmente, ser tentados a evocar Teorema, de Pier Paolo Pasolini, obra que conheceu duas expressões distintas: filme e livro, cada uma delas, sublime à sua maneira. Todavia, desta feita, cede-se a palavra a Eric Rohmer, a propósito dos seus Six Contes Moraux:
"(...)Houve outra razão que me forçou a dar aos Contos um cunho literário. A literatura, neste caso - e é essa a minha principal desculpa - tem menos a ver com a forma do que o conteúdo. A minha intenção não era filmar episódios brutos, mas o relato que alguém fazia deles. A história, a escolha dos factos, a sua organização, a forma de os apreender estavam "do lado" do próprio tema, não do tratamento que eu podia fazer desse tema. Um dos motivos porque se diz que estes Contos são "morais" é que são quase totalmente desprovidos de acções físicas: tudo se passa na cabeça do narrador. Contada por outra pessoa qualquer, a história seria diferente, não existiria.(...)"
Eric Rohmer, Seis Contos Morais (tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo), Lisboa: Edições Cotovia, 1999, pp. 11-12
Seis Contos Morais (livro) é, pois, a antecâmara cronológica dos Six Contes Moraux (filmes) mas é, simultaneamente, o prolongamento da sua projecção. Um exemplo de puro prazer. Visual e não só.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

E aguentam-se perfeitamente per si, enquanto contos. São magnificos.

10:31 da tarde  
Blogger linfoma_a-escrota said...

grande teorema, grande blog

devem curtir também~

www.videodroma.blogspot.com

WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM

1:59 da manhã  
Blogger Hugo said...

Sem dúvida, Mr. Madox!

11:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home