quarta-feira, maio 2

Da vida alheia

Almada Negreiros finaliza o seu Nome de Guerra, apresentando a moralidade do romance: Não te metas na vida alheia se não queres lá ficar.
Trata-se de uma máxima que é perfeitamente aplicável ao cinéfilo militante, aquele que vive, sente e ama o Cinema (um amador em sentido próprio). Efectivamente, a curiosidade que desperta o nosso olhar, nos faz querer ver mais, rever uma cena ou plano que gostamos é uma das aplicações da máxima de Almada: alimentando o vício que educação do olhar exige, o cinéfilo acaba por ver-se enleado numa aura de espectros. Espectros animados que povoam a mente e uma qualquer situação do quotidiano faz acordar, sobressaltados, de um beco recôndito ou de um canto escuro da mente. O Cinema é vida, é obsessão e paixão. É total. Ao ponto de, mal entramos - ao jeito de um voyeur - nas vidas projectadas no écran, sermos incapazes de as abandonar, tal é a força do nó que nos amarra ao alheio, à vida dos outros.

5 Comments:

Blogger H. said...

Bem, gosto tanto quando escreves sobre o ser cinéfilo... Lembro-me de um post teu aí há um ano que também achei lindíssimo. Acho que posso dizer que partilho de algumas dessas sensações (mas devemos ser muitos assim, embora nem sempre escrevamos assim).

P.S. Tive com esse Almada hoje na mão na banca vendedor de livros usados da faculdade... Acabei por levar 3 volumes de memórias da Simone de Beauvoir e um livro da Duras. Se calhar devia ter levado o Almada...

6:30 da tarde  
Blogger S.B. said...

Almada dizia bastantes coisas com sentido ou inteligência, outras apenas com humor e provocação. Gostei muito desse romance e a conclusão final sempre me ficou gravada na memória... nunca a associei ao cinema, mas vista dessa perpectiva torna-se ainda mais interessante!

7:45 da tarde  
Blogger wasted blues said...

Texto fabuloso, meu caro amigo :)

11:02 da tarde  
Blogger Hugo said...

É parte (com alguns excertos que fiz questão de retirar do meio) de um bloco maior, que ainda precisa de ser muito, mas muito burilado... :-)

11:06 da tarde  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

7:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home