sábado, dezembro 9

Implacável



Samuel Fuller, corria o ano de 1957, assinou Forty Guns e com ele marcou não a morte do western, mas sim o início da sua reinvenção, que viria a ser concluída magistralmente por Sergio Leone. Em Forty guns temos violência em estado puro, temperada/intensificada pela paixão de Griff e Jessica e de Chico e da jovem armeira. Quebraram-se as regras: vimos assassinatos pelas costas, uma explosão de violência num homícidio implacável à guisa de vindicta privada, o virtuosismo dos movimentos de câmara, planos cerrados dos olhares...mas, acima de tudo, impera Sam Fuller.

Sam Fuller, capaz de trabalhar o filme de género e o série B, fazendo-os oscilar entre a poesia e o grotesco. Forty Guns é um exemplo ímpar. Não só porque põe de lado alguns códigos do western, indiciando o fim do tom épico/mítico - de western só temos o cenário - mas também porque prova, se dúvidas havia, que o filme de género ou a série B dão grandes filmes. Algo que também os turcos da Nouvelle Vague cuidariam de demonstrar.

Similarmente, veja-se este texto do joseo.

4 Comments:

Blogger José Oliveira said...

sim, duro mas belissimo, ou melhor lírico, tão lírico que chega a queimar...e nunca meloso ou puramente melodramático, Fuller é unico por onde quer que se lhe pegue...

P.S: uma honra a tua menção neste post, Obrigado Hugo!

Cump.

7:23 da tarde  
Blogger Hugo said...

H.: também por lá andei (aliás, vi os 3 westerns e como bom doido, fiz mais uma sessão tripla hoje)

Joseo: muito me honras tu com tante visita :-)

1:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Forty Guns quebra as convenções do gênero e nos lega um sublime mix de western, noir e melodrama pesado.Apreciar o cinema de Fuller é estar de bem com o cinema.Para aqueles que não o fazem, só resta o inferno.

2:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prezado Hugo Ramos Aves
Este filme pelo que me consta não foi lançado no Brasil, na época, nas redes de cinemas do Rio de Janeiro. Não tenho o nome em português do título, será que existe um título em português? Agradeceria se você pudesse informar-me.
Todas as informações respeito deste filme são as melhores possíveis.
Sergio de Abreu
e-Mail serterfr@uol.com.br

4:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home