domingo, julho 23

Antonioni segundo Bergman

"Ele fez duas obras-primas, pelo que não é preciso preocupar-se com o resto. Uma é Blow-up, que vi várias vezes, e a outra é La Notte, também um filme maravilhoso, apesar de tal dever-se,m em parte, a Jeanne Moreau. Na minha colecção, tenho uma cópia de Il Grido, que é um filme aborrecido. Tão diabolicamente triste, entenda-se. Antonioni nunca aprendeu realmente a essência. Ele concentrou-se em imagens isoladas, nunca se apercebendo que um filme é uma sucessão rítmica de imagens, um movimento. Com certeza que há momentos brilhantes nos seus filmes. Mas eu não sinto nada por L'Avventura, por exemplo. Apenas indiferença. Nunca percebi porque é que Antonioni foi aplaudido tão intensamente pela crítica. E acho que a sua musa, Monica Vitti, era uma péssima actriz"
Ingmar Bergman

Profession: Reporter, em exibição no Nimas, é uma das provas que mostram que, também neste particular, o grande Ingmar Bergman teve uma frase infeliz. Aliás, nada que seja de admirar, pois para Bergman, Orson Welles era um realizador sobrevalorizado e Jean-Luc Godard era alguém que fazia filmes desinteressantes e aborrecidos com o objectivo de satisfazer os críticos.
Mas talvez o melhor seja o espectador visitar um dos últimos redutos da cinefilia em Lisboa - o Cinema Nimas - para tirar conclusões por si próprio.

5 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

Tenho de admitir que Bergman sempre me divertiu imenso com estas picardias corajosas, sendo que algumas até comportam sólidas argumentações. Quanto ao seu parecer/rendição a "Blow Up"... ora, que remédio!

Cumprimentos.

3:44 da tarde  
Blogger H. said...

Em breve... Em breve irei ao Nimas...

9:55 da tarde  
Blogger Hugo Alves said...

Sim. Convenhamos que ver um génio a tecer considerações sobre outros tem o seu quê de piada.

4:05 da tarde  
Blogger Tiago Tejo said...

Nada é perfeito. Se o Nimas se aproxima da minha satisfação ao passar o género de películas que tem passado, afasta-se pelo longo período que as mantem lá. Mas se isso significar que há quem as veja que em menor exibição jamais as veria, retiro de imediato o que acabo de escrever.

Há meses que esperava que o Lisboetas desse lugar ao Profession: Reporter. Apresentá-lo com um Bergman a desvalorizar o seu realizador é, sem dúvida, a melhor forma de me aguçar o apetite.

E eu a pensar que estaria um mês fora da cidade. Quem queria eu enganar? Lá voltarei, pois então.

Abraço.

10:55 da tarde  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

6:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home