segunda-feira, junho 18

A infinitude das coisas

(Re)ler Borges é, sempre, a oportunidade de franquer as portas aos labirintos da percepção (mormente da visão) e viajar à reflexão sobre o tempo e a sua (in)finitude, em contraponto à lógica do eterno retorno. Sem aviso, ao reler El libro de Arena, topei com esta frase que, talvez, se adeque que nem uma luva ao Cinema. Ou, pelo menos, algumas tendências que este conheceu:
"La línea consta de un número infinito de puntos; el plano, de un número infinito de líneas, el hipervolumen, de un número infinito de volúmenes..."

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

boa adequação, e agora deixo outra observação, imagina que associavas essa frase que (concordo) tem muito que ver com cinema com arquitectura... Arquitectura e cinema? parecidos?

7:18 da tarde  
Blogger Hugo said...

Metaforicamente falando (ou não): fazer Cinema é arquitectar planos... mais a sério: Cinema+Arquitectura=Antonioni. Poucos como o Mestre italiano mostram a influência do espaço nas relações humanas. Mas arquitectura e cinema é coisa que obriga pensar, confesso :-)

8:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cinema+arquitectura pode ser igual a Antonioni, também acho que ele é dos melhores porque introduz humanismo na exploração espacial. Isso, como ele o faz, é único. Mas eu punha outros nomes, O Hitchcock (Rope, Rear Window), o Godard (Le mépris), dePalma (Snake Eyes e Blow out, lá está, seguindo o antonioni). Estes todos são, para mim, quase de uma colecção distinta (que provavelmente o Hitchcock iniciou mas cada um domina na sua maneira própria; eu também prefiro o antonioni e num certo sentido o godard).
Depois há a visão do Tarkovsky (Nostalghia) e do Greenaway (The belly of an architect). Estes são outros à parte.
Por fim, a última visão, e esta deve ser para mim a que melhor compreende espaço, em termos de profundidade e exploração (pela câmara) que é o Welles. o Othello é um manifesto do que digo e o Touch of Evil não tem, para mim, outro tema senão o de explorar um cenário.
eu interesso-me bastante por este tema de arq e cinema e por isso já o explorei alguma coisa.

8:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home