quarta-feira, abril 4

Da incapacidade de comunicar


Em L'eclisse, de Michelangelo Antonioni, tal como em boa parte da sua cinematografia, a arquitectura joga um papel decisivo. É omnipresente, impõe-se, condiciona o comportamento de todos aqueles que vamos momentaneamente conhecendo. Mais do que um fim, a projecção física dos edifícios é um meio para demonstrar a alienação e a solidão do Homem nas sociedades modernas. Não há lugar para as relações a dois, nem sequer para emoções verdadeiras. Tudo se resume a uma sucessão de gestos monótonos, fruto da repetição quotidiana, demonstrando assim o vazio interior de todos.
Nas palavras de Mayet Giaume, Michelangelo Antonioni, Le fil intérieur, Editions Yellow Now, 1990, p. 62, "Si L'Avventura est l'histoire d'une espérance endeuillé, La notte celle d'une espérance ravagée, L'Eclisse fonctionne comme une rappel de celles-là, pour tenter de les résoudre." A solução, essa, é a dos fantasmagóricos minutos finais: a repetição de gestos quotidianos, mas sem a presença do casal Piero e Vittoria.

4 Comments:

Blogger joseo said...

fundamental, quem sabe o "supra sumo" da obra de Antonioni mesmo, sublimação de toda a sua tematica, formalmente prodigioso, incrivelmente actual, moderno, tá lá tudo...

10:54 da tarde  
Blogger peter killer said...

Antonioni é genialidade pura.. O trabalho imagético em o Deserto Vermelho é algo que nunca consegui ver igualado..

5:52 da manhã  
Blogger H. said...

Caro Hugo,
Um dia tens de me emprestar os 3 do Antonioni. É daquelas lacunas que tenho mesmo de suprir!

9:32 da tarde  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

7:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home