sábado, março 31

Il caimano, um filme sobre filmes

Il caimano, mais do que um melodrama familiar envolvendo os esplendores e misérias de um produtor de filmes de série B, é um filme sobre filmes, tal como é um filme sobre a Itália contemporânea e um filme com outro filme lá dentro. Confusos? Vamos por partes:
(i) Filme sobre filmes: através de Bruno, o produdor decadente, Moretti transporta-nos a uma pequena reflexão sobre o cinema italiano. Desde as comédias de Risi, passando pela decadência do seu símbolo máximo: a Cinecittà.
(ii) Filme sobre a Itália: a história do filme no filme, Il caimano, é o meio utilizado para Moretti tecer as suas considerações sobre a Itália contemporânea. Fá-lo através da figura de Berlusconi, transformado numa espécie de bode expiatório dos males italiano.
(iii) Filme no filme, que mais não é do que o filme sobre Il caimano. E aqui reentra a reflexão sobre o Cinema, consubstanciada no retrato de alguns episódios que vão desde a concepção do filme até à rodagem do (portentoso) monólogo final.
Este realidades díspares têm em Bruno, o produtor à beira do fim que apoiará o filme sobre Berlusconi, o denominador. Precisamente por querer jogar em vários tabuleiros e em frentes diversas, Il caimano, apesar de ser um belo retrato do Universo de Moretti, não tem o golpe de asa que o permitiria voar ao estatuto de obra-prima ou afim, já que na ânsia de tudo abarcar, acaba por diluir-se em aspectos mil.
Apesar de tudo, saliente-se o tom incontido, quiçá raivoso, de Moretti para com a sua Italietta. Mais do que um filme feito contra e por causa de Berlusconi, Il Caimano é a visão que Moretti tem de Itália. Resta, agora, ver se o final apocalíptico de subversão popular contra o poder judicial será um mero indício de pessimismo ou uma antevisão do futuro.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Caimão...tenho de o rever com uma maior consciência acerca do perfil político-social da figura de Berlusconi para apreciar o filme pela sua crítica à Itália contemporânea e não só pelas cenas bem-sacadas e pelo dinamismo da realização.

Acerca de filmes sobre filmes e filmes dentro dos filmes, nada melhor para incluir no blog essa citação de André Bazin que inicia um filme sobre cinema e muito mais, Le Mépris.

10:13 da tarde  
Blogger Hugo said...

Sim, Le mépris e, também, a leitura de uns quantos textos de Bazin (só tenho pena de o mestrado me tirar tempo para essas leituras mais "instrutivas") :-)

Confesso que, para mim, Il caimano é um bom filme. Nem mais, nem menos. E do que conheço da obra de Moretti, é um filme claramente menor. Mas que vale muito a pena ver!

10:18 da tarde  
Blogger Miguel Domingues said...

Não é, a meu ver, um filme menor. Arrisco mesmo dizer que é um dos grandes da década.

Podia dizer muito, mas fico-me apenas pelo monólogo final que já referiste. Haverá algum momento de identificação máxima de um autor com a sua obra do que este demonstrar em si mesmo o mal que denuncia?
Ademais, Moretti faz do cinema uma forma de intervenção, dá à sua arte um propósito. Toda a arte deve ser inútil? Talvez, mas quando quer ter resultados, é tão bela...

Precisamos de mais filmes assim. E isto não é só o comuna que há em mim a falar(tipo, 98% do meu ser) a falar.

10:58 da tarde  
Blogger Hugo said...

Precisamos de mais filmes assim, de facto. Todo o empenhamento de Moretti é de saudar. O meu problema com Il caimano é o facto de se perder por muitos pormenores. Com um revisionamento talvez mude de ideias :-)

Abraço!

12:19 da manhã  
Blogger Tiago Barra said...

Um dos melhores filmes do estilo nos ultimso anos ? talvez..

Sucede que o mesmo Moretti já realizara filme idêntico em 1998: "April"

...com as três caracteristicas: filme no filme, filme sobre Itália/filme sobre filmes...e com os mesmos actores.

E claro, também o visado é Berlusconi.

Mas gostei do Il caimano.

Abraço.

10:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home