quarta-feira, janeiro 10

A força da palavra

Tu m'as dis je t'aime,
je t'ai dit attends,
J'allais dire prends-moi
tu m'as dit vas-t-en
Ainda o écran está negro e já temos o mote dado para o que se irá seguir. A escuridão do écran é fulminada pela luz e pela vitalidade da palavra. O resto é conhecido de todos. 105 minutos de puro lirismo, onde as fronteiras entre a palavra escrita e a imagem em movimento se esbatem, levando-nos a acreditar que a arte, pura e simplesmente, não tem quaisquer fronteiras. Sente-se, pressente-se e mostra-se avessa a qualquer classificação. Por um motivo simples: é per se, não carecendo de quaisquer adjectivos que justifiquem a sua vitalidade e a sua beleza. La vie c'était l'écran.

7 Comments:

Blogger Nuno Pires said...

La valse des sentiments...
Et un film si beau, tout simplement.

10:20 da manhã  
Blogger Wellvis said...

Só uma pequena correcção, Hugo. Em português escreve-se "écrã" e não como a grafia francesa "ecran" como usaste. Abraço.

11:08 da manhã  
Blogger Hugo said...

Segundo o dicionário da academia, é "écrã", eu sei. Mas confesso que ainda não vi grande consenso nesse ponto (segundo esse dicionário também se escreve "dossiê" em vez de "dossier"). "écran" é mesmo uma embirração minha. De qualquer modo, obrigado

11:14 da manhã  
Blogger Joana C. said...

Filme lindíssimo que vi pela primeira vez na 2f quando passou na Cinemateca.

9:08 da tarde  
Blogger Hugo said...

Eu fui lá revê-lo na 2a-feira. Jules et Jim faz parte de um lote restrito de filmes que têm a virtualidade de fazer com que o ora escriba acredite na beleza da vida.

9:14 da tarde  
Blogger Francisco Valente said...

Ou da morte, neste caso.

9:18 da manhã  
Blogger Hugo said...

Também, Francisco

10:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home