sexta-feira, novembro 24

L'argent


Em L'Argent, obra derradeira de Robert Bresson, vemos o evoluir de uma reacção em cadeia, que começa quando dois jovens colocam em circulação uma nota falsa, que irá circulando até um inocente ser acusado de falsificação. É um filme onde uma mera nota está na base do escalar de crimes: a falsificação dos jovens liceais, o perjúrio do empregado de loja e os homícidios em massa cometidos pelo inocente. O dinheiro, sempre em circulação, é um vaso de comunicação que permite vislumbrar um Mundo maquinal e amoral, onde o bem do Eu é obtido à custa dos outros.
Mas é, também, o retrato da perda da Alma. O dinheiro que, inicialmente, servia para comprar objectos satisfazendo necessidades básicas, está na base de um Mundo que gira - tal como a nota - insensível ao que está à sua volta. Talvez por isso as interpretações sejam maquinais. Porque mais do que corpos que são e actuam, estas personagens são - e permitam-me adaptar o intróito de Engrenagem de Soeiro Pereira Gomes - rodas de uma engrenagem em movimento. Neste caso, é uma engrenagem dominada pelo Mal em estado puro. Porque em L'argent o dinheiro corrompe e é a causa remota da perdição. A partir da primeira perdição seguem-se as reacções em cadeia.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

vi o filme ha poucos meses,sem legendas em portugues ou ingles,e não devo ter percebido para ai 80% dos dialogos.mas a "linguagem" do Bresson e como a do futebol:universal. e não ha ninguem que tivesse filmado tão prodigiosamente umas simples mãos.

nota: teclado avariado

3:12 da manhã  
Blogger Hugo said...

Ora nem mais: ninguém filma deste modo sublime algo tão banal como as mãos...

12:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home