domingo, janeiro 20

Passadismo?

Passadismo, quiçá. Se é certo que Cristóvão Colombo: o enigma passa boa parte do tempo a discorrer de forma didáctica sobre a história do burgo, também não é menos certo que a presença de Oliveira, ele próprio, à frente da câmara, dota o filme de um carácter ambíguo. É que a dada altura já não sabemos muito bem se vemos o casal de historiadores amadores ou se aquele é, efectivamente, o casal Oliveira, tão grande é a cumplicidade registada pela câmara.
Aliás, discorrer pela História parece ser uma marca de Oliveira (à cabeça Non), que já nos habituou a dar uma visão negativa de Portugal: em Non tudo se resumia a uma história de fracassos, neste Cristóvão Colombo: o enigma é o lamento constante pelo esquecimento a que a memória é votada, enquanto se enaltece o passado glorioso dos Descobrimentos. Oliveira puro, por assim dizer, já que a austeridade e sobriedade também lá estão. Um curioso exercício cinematográfico, dotado de propaganda qb (nesta parte, Miguel, concordo na íntegra).
Aliás, julgo que ambiguidade é uma bela palavra para definir um filme que, mais do que dar respostas, semeia interrogações.

2 Comments:

Blogger Miguel Domingues said...

Concordo na generalidade, mas continuo a manter a minha dúvida. se o cerne é o casal, porquê a enfase no historicismo e, sobretudo, na mesma glória que nada nos dá hoje?

Quanto ao tom didactico, é outro dos problemas: é dificl fazê-lo bem ("Non" é sem dúvida um bom exemplo, como o filme de Rosselini sobre Luís XIV). Aqui, acho-o cansativo e não gosto do revisionismo.

Agora, que é formalmente um belo filme, isso é inegável.

6:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

também concordo com a opinião, em geral. Eu gostei do filme (acho que com o Oliveira sentimo-nos sempre "forçados" a pôr as coisas com "gosto" ou não). Acho que a memória é o tema deste e de vários filmes do Oliveira desde há vários anos. Para mim este tem um paralelo evidente com "Viagem ao princípio do mundo" que talvez seja o melhor filme dele. é sempre impressionante (porque deixa uma impressão) ver estas obras tardias(?) de Oliveira.

http://7olhares.wordpress.com/2008/01/12/cristovao-colombo-o-enigma-2007/

5:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home