terça-feira, janeiro 1

Lista 2007

Ano, por via de regra, fracote na generalidade. Como não foi vista tanta coisa como se queria, por pura honestidade intelectual fica não o top 10, mas um top ligeiramente mais curto:
1. Still life, Jia Zhang-ke
2. Letters from Iwo Jima, Clint Eastwood
3. Control, Anton Corbijin
4. Honor de cavalleria, de Albert Serra
5. Luzes no Crepúsculo, Aki Kaurismäki
6. Belle toujours, Manoel de Oliveira
7. Lady Chatterley, Pascale Ferran
Por ver: Eastern Promises e Paranoid Park. Dois pecados dignos de pena capital, obviamente, já que se preza Cronenberg e Van Sant tem ganho admiração por cá ultimamente.
Surpresa do ano, pela positiva, O capacete dourado, de Jorge Cramez e, pela negativa, as reviravoltas nas estreias previstas de alguns filmes. Takeshis já não vem? Manderlay foi o que foi...
Melhor filme visto (que estaria no top 3 se tivesse estreado): Jardins en Automne, de Otar Iosseliani, esse filme que não há modo de estrear. Visto em ante-estreia no sítio do costume e revisto em DVD há coisa de meses (vive la France!), confirma-se como um prazer absoluto no visionamento, sendo igualmente um exercício de realização a roçar a magistralidade do mestre georgiano.

3 Comments:

Blogger Gooffy007 said...

Boa lista, o Still Life é de facto soberbo.

Quanto aos novos Cronenberg e Van Saint confesso que fiquei algo desiludido.

P.S. - Tenho de fazer a minha lista.

3:20 da tarde  
Blogger Pedro Cortez said...

Assim de repente, duas ausências importantes: inland empire e as vidas dos outros.

2:59 da tarde  
Blogger Hugo said...

Assim de repente, dois comentários: só vi Inland Empire após fazer esta lista (o tempo não dá para tudo) e "as vidas dos outros", apesar de ser algo que gostei muito não chega, na minha opinião, a ser capaz de figurar nesta lista (encontra texto meu sobre o filme em Arquivo. Abril de 2007, se não me engano).

Cumprimentos

3:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home