segunda-feira, julho 7

Coisas irritantes

Um lista não exaustiva, claro.
1 - "Críticos" que idolatram Hollywood de forma cega (o mesmo vale para os que apenas idolatram Cinema Europeu ou Asiático)
2 - Espectadores que, perante uma adaptação, se concentram mais nos pecadilhos da adaptação do que nos méritos do filme.
3 - Público que acredite piamente que os filmes de Manoel de Oliveira são uma seca descomunal e que digam que João César Monteiro não era um Cineasta. Pior, que em Portugal não se faz Cinema.
4 - Público que acha que o único grande realizador espanhol é Almodóvar ou, quando muito, Amenábar..
5 . Criaturas que julguem que na Alemanha não se faz Cinema e se fala uma língua esquisita, parecida a grunhidos intraduzíveis.
6 - Pedaços de criação que reduzem o Cinema japonês a samurais e filmes de artes marciais.
7 - Pedaços de criação que acreditem que em Itália só há western spaghetti e filmes de ideologia tendencialmente comunista/marxista/trotskista.
7 - Almas que achem que, na Índia, Cinema é sinónimo de Bollywood.
8 - Todos aqueles que achem que em França se tenta imitar Hollywood num típico acto de chauvinismo francês. Cinema, pelos vistos é coisa que não se faz por aquelas bandas e, geralmente, é uma grande estopada.
9 - Pipocas numa sala de Cinema e telemóveis a tocar durante a projecção de um filme.
Em suma, tenho uma pequena irritação com a generalidade do público português* e, em geral, com todos os aqueles que se divertem a lançar postas de pescada somando um-dois filmes no curriculum cinéfilo.
*sublinhe-se que este "retrato" é tirado por indução, na sequência de muita conversa com frequentadores de salas de Cinema. Não tem, pois, qualquer pretensão de correcção científica.

10 Comments:

Blogger Ricardo said...

LOL. Bela lista. Sim, a generalidade do público português é deveras irritante. Conheço pessoas que deixaram de ir a salas de cinema e preferem ver filmes em casa, à pala de coisas assim.

11:37 da manhã  
Blogger Mafalda Azevedo said...

Hugo,

Grande post! Mesmo!

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Chamo-me Arnaldo. Sou uma criatura que acha que os japoneses só sabem artes marciais. Não é verdade? E os italianos, tirando o Berlusconi, não são todos comunistas? Quem diria... E na Índia as pessoas não andam sempre a cantar e a dançar? Fiquei desiludido. para além de comer pipocas alarvemente e sorver de forma sôfrega coca colas na sala de cinema, gosto também de falar alto e arrotar. Ainda ontem, enquanto via o Speed Racer (Filme genial!) fui mandado calar três vezes. Fiquei contente pois bati o meu recorde. Gostava apenas de agradecer, pois são blogs como este que me dão vontade de inaugurar um só para ofender pessoas.

2:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E que tal um pouco de amor. Pelos outros. porque amor-próprio já o tens.

Isto é que é cinefilia.

2:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E as pessoas que saiem antes do genérico acabar...uma vez a minha mãe apanhou o Miguel Portas após o "Breakfast on Pluto" a saír a ocupar-lhe o campo de visão do genérico e disse-lhe "O filme ainda não acabou." Ao que ele retorquiu: "Então veja, minha senhora!", hehehehehehehe a resposta pronta dos nossos deputados!

9:56 da tarde  
Blogger csr™ said...

Mto Bom mesmo, este Post!!
É o publico que temos... Felizmente comecam a existir algumas salas alternativas onde podemos evitar pessoas como o Sr. arnaldo.
Sr.arnaldo, ver um filme consgo deve ser uma aventura..:)Porque nao aproveitar para ver filmes em casa, e fazer o que quiser, olhe a MGM,da Tv por cabo, dobrado em brasileiro, e a net tb tem uns filmes fantasticos pra si, tipo, ante.estreias filmadas pelo publico onde é possivel ver pessoas a levantarem-se, etc, deve adorar!!
Admiravel mundo... :/
(Detesto!)
ps:Felizmente, não gostamos todos da Lusomundo nem somos todos arnarlos, mas e apenas Adoramos, veneramos CINEMA.
Saudações
csr
http://homemnufacanobolso.blogspot.com

11:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

10- Cinéfilos que na sua ignorância julgam que Cinema Japonês é só o trio do costume, Kurosawa, Mizoguchi e Ozu......

É uma das coisas que mais me irrita!

1:15 da manhã  
Blogger DoxDoxDox said...

o que é que me irrita mesmo mesmo?
PSEUDOS!!!!

1:53 da manhã  
Blogger Joana Amoêdo said...

Eu por acaso adoro as pipocas do cinema...mas sei que é irritante, principalmente o conceito de precisar de uma distracção enquanto se vê um filme...mas concordo com tudo o resto que escreveste. E acrescento que, para mim, qualquer tipo de idolatria, me causa uma enorme desconfiança. Não, não idolatro a Debbie Harry, é uma brincadeira :) E gostas de Truffaut?

3:08 da tarde  
Blogger Álvaro Martins said...

Gandas malucos.
Já se sabe que o público português só gosta de cinema rasca... só vai ao cinema para comer umas gajas e tal e coisa...só vêem cinema português quando sai o que supostamente deveria ser um filme, tipo Contrato, Padres Amaros e Second Lifes....enfim só há burros, mas sempre os haverá.
A propósito, grand blog. Parabéns

10:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home