domingo, junho 15

Cineastas de cabeceira

Se em tempos idos aquele que fazia as delícias deste bloggeiro de ocasião era François Truffaut, com os tempos, Bresson, Fassbinder e Buñuel ocuparam esse lugar. Dir-se-ia que se foi perdendo a alegria de viver para se ser maquinal, com toques depressivos e de perversidade qb. Ficaram Ozu e César Monteiro a servir de contrapeso: a contemplação serena do quotidiano e a necessidade de ridicularizar muito do que se vê.

8 Comments:

Blogger Ricardo said...

Curioso o tema que levantas. Ainda hoje estava a falar de cineastas de cabeceira. Existem filmes que vão perdendo o impacto com as revisões, mas cineastas não tanto, por acaso nisso mantenho-me bastante fiel.

Ozu e Monteiro é um contraste brutal. Como se encontra o equilibrio no meio disso é um mistério que tens que desvendar um dia destes...

Os meus do top (que estou sempre a retornar): Hitchcock, Ray, Lang, Ford, Bergman.

11:49 da tarde  
Blogger Nuno said...

No top: Ozu. E ao lado: Bresson, Godard, Kiarostami.

11:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caros
Adicionei este blog nos meus favoritos, e pergunto onde encontrar filmes de Ozu. Gosto muito de Wenders e ouvi falar de Ozu pela primeira vez através dele. Será o mesmo que vozes se referem? Abraço.

6:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Salvo erro existe uma caixa com alguns em dvd editado em portugal

8:46 da tarde  
Blogger Hugo said...

Sim, há umas caixas editadas pela Prisvideo. Para além dos DVD's editados pela Criterion, existe uma série de caixas editadas em França muito boas.

10:56 da tarde  
Blogger Unknown said...

Mas Truffaut está para além dos seus filmes. A sua obra no conjunto, talvez não se equipare às dos maiores (ainda que não haja nenhum filme dele de que eu não goste e haja vários de gosto imenso), mas a sua cinefilia, as suas criticas que mudaram a crítica, a sua entrevista com o Hitch... Para mim não há filme mais comovente que a 'Noite Americana'. He pá, considero-o quase uma pessoa da família.

12:44 da manhã  
Blogger pseudo-autor said...

Cineastas de cabeceira? a minha está entulhada... Hitchcock, Bresson, Truffaut, Godard, Cassavettes, Ford, Herzog...

Está cada dia mais difícil encontrar filmes instigantes. Graças a Deus existe o DVD.

Discutir a Mídia? acesse
http://robertoqueiroz.wordpress.com

1:35 da tarde  
Blogger Joana Amoêdo said...

Afinal a resposta à minha questão estava aqui.

12:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home