sábado, abril 12

Coerência, acima de tudo

É uma maçada, pois é*. Da minha parte, já fico contente se a rapaziada da crítica souber/conseguir adoptar um critério minimamente coerente nas classificações que dá aos filmes que vai vendo. Sou uma criatura pouco exigente, está visto. Melhor ainda, só mesmo se toparmos com uma conduta uniforme por parte do crítico. Neste campo, só há uma coisa que sempre me fez confusão: o recurso a florilégios e adjectivos em catadupa para, a final, sair a famigerada bola preta ou a estrela solteira.
Já se sabe que consciente ou inconscientemente, o gosto subjectivo vai pesar na classificação. Daí a exigência, idealmente, de coerência e de uma prosa bem articulada, isenta de contradições entre o texto e a correspondente sínte, vertida nas estrelas ou na falta delas.
* Não me refiro ao filme em questão, cujos méritos ou deméritos não posso avaliar porque, pura e simplesmente não o vi. À hora de entrar no Cinema, entre o filme de Reiner e o de Resnais, a escolha foi óbvia e não me arrependi minimamente. Bem pelo contrário.

1 Comments:

Blogger Ursdens said...

Percebo a tua querela...

A história das estrelas é sempre ingrata... As realidades nunca são unívocas... Os filmes têm sempre aspectos positivos e aspectos negativos... Ver um filme em casa ou no cinema é sempre diferente..., ver um filme num cinema cheio de "seres ruminantes" ou num cinema com público civilizado é sempre diferente... Enfim, tudo isto contribui para a ideia com que se fica de um filme...

Na minha opinião um crítico, um crítico a sério, antes de escrever sobre um filme deveria, pelo menos, vê-lo duas vezes..., sedimentar ideias, perceber num segundo visionamento o que não se apreendeu num primeiro... Enfim, como tudo na vida, o trabalho bem feito exige esforço...

Eu não sou crítico, acho que sou um mero curioso... Não vivo disto, não tenho ilusões nenhumas de um dia viver disto, daí guardar o rigor para o meu verdadeiro trabalho...

De qualquer forma, entre o rigor absoluto e o mais completo desleixo "vertido em estrelas" vai uma grande diferença...

Cumprimentos cinéfilos!

1:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home