terça-feira, novembro 13

Samouraï agradecido

Retomar velhos hábitos, ir ao sítio do costume: um Lubitsch. O magnífico Design for living. Esquecidas as agruras das torturas a que o Direito é submetido quotidianamente, eis um bom plano para acabar bem o dia e povoar os sonhos.
Acontece que há dias em que tudo corre bem. Venho acompanado por Michel Poicard numa espampanante edição Criterion e pela Cléo (idem). Merci!. (Re)Descubro a modernidade, a frescura do Cinema, a abertura à Cidade e às suas gentes, ao pós-modernismo, a cinefilia pura e dura...embalado pela alegria infantil de quem tem um brinquedo novo, vou para casa. Chave na porta. O barulho típico da abertura...um som oco...acordo estremunhado...co'a breca: um envelope de dimensões avantajadas com o meu nome. Interrogações em catadupa, mãos torpes e curiosas lançando-se à obra. Surge esplendorosa A poesia da terra, o constante chamamento telúrico, desta feita nos fotogramas de António Reis e Margarida Cordeiro. Um álbum lindíssimo. Obrigado, Ana.
Promessas...só uma: nos próximos dias este Samouraï abandona a revisitação Céliniana. E, por momentos, o peso de mais um ano em cima dos ombros abandona-me: volto a ser criança, hipnotizado pelo Cinema, inebriado pela amizade. Conforme Deus manda (para quem nele acredita, claro...).

9 Comments:

Blogger Nuno said...

Encore joyeux anniversaire, "mon vieux" :)

12:46 da manhã  
Blogger Ana Soares said...

I'm glad you liked it ;)

12:48 da tarde  
Blogger Madame Maigret said...

Mesmo assim, o cinema sempre me desprezou menos dos que a literatura...:)

6:34 da tarde  
Blogger Daniel Pereira said...

Parabéns, companheiro. Forte abraço.

7:41 da tarde  
Blogger Hugo said...

Ana: yes i did! É extraordinário o catálogo.

Nuno: merci (again!)

Daniel: gracias (vantagens de ter emigrado de Lisboa na época "fatídica". Quando não contava, eis souvenirs extraordinários)

madame maigret: o cinema não despreza ninguém (nem a literatura, acho)...

7:59 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Vai atrasado da minha parte mas...

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!

9:46 da tarde  
Blogger C. said...

E os presentes ainda não terminaram ;)

3:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I am the escaped one

I am the escaped one,
After I was born
They locked me up inside me
But I left.
My soul seeks me,
Through hills and valley,
I hope my soul
Never finds me.

Fernando Pessoa

10:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem, chego um pouco atrasada mas... parabéns :)

11:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home