domingo, julho 27

Anacronismos

Por motivos vários, dei por mim a contemplar as minhas estantes: curiosamente, a maioria dos escritores e realizadores que as enchem e povoam este Universo já não andam por cá. Emana das minhas estantes um odor de saudade, um vazio profundo e um ligeiro cheiro a cemitério. São poucos os contemporâneos que merecem entrar nelas: Wes Anderson, Herzog, Wenders e Straub no que ao Cinema diz respeito (Jean-Luc e demais "turcos" vivos já estão no patamar de lendas vivas...), Alberto Pimenta, Maria Velho da Costa ou Lobo Antunes nas Letras. Definitivamente, não pertenço ao tempo que me rodeia: à velocidade vertiginosa informação dita "na hora", prefiro a reflexão pausada, pensada e ponderada. À facilidade da tecnologia, prefiro o prazer da reflexão.
É como os senhores que, por exemplo, primeiro teorizaram o Direito ou a Economia: como estavam muito próximos da realidade, descreviam-na na perfeição, sem adornos, sem verbos de encher. Com o Cinema e com a Literatura não é diferente: nada como os criadores de rupturas, os precursores, aqueles que, perante uma certa realidade, foram capazes de dominá-la e dar-lhe novas formas. Apenas graças ao génio. Sem efeitos especiais, sem ajudas da técnica ou de computadores. Ali, nos tempos pioneiros de Grifith ou nos estúdios disformes de Murnau, Lang ou Pabst, jogando com a câmara.
Definitivamente, não fui devidamente apresentado a este Mundo. Como diria o Matt, we're half awake in a fake empire.

6 Comments:

Anonymous Hélder Beja said...

Como te entendo, Hugo. Eu que dou por mim, não raro, submerso nessa imparável torrente de informação que referes. Salvam-me as minhas estantes que - sendo, certamente, menos carregadas que as tuas - libertam os mesmos odores envelhecidos. Aos vivos acrescentar ia Allen, Burton, Lynch ou Eastwood - andam todos por lá (bem sei, só americanos). Nos livros, Saramago, McCarthy, Mia Couto, Roth. Esqueço-me de alguns, por certo. O resto, o grande resto (?), é um extenso cemitério.

2:50 da tarde  
Anonymous Uzi, já chega de Johnny Guitar said...

Caro Hugo,
O tempo e a distancia torna tudo mais simples e claro. Mas não te iludas, pois a técnica no cinema sempre foi parte fundamental da criação e nenhum génio do cinema existia sozinho com a sua camera. As ferrementas e as tecnicas são fundamentais para um artista exprimir a sua arte tal como a sua consciencia e intuição, senão temos apenas pintura naif.
Sobre o cinema actual e sem querer entrar em muitos detalhes recomendo-te o seguinte: Deixa lá a cinemateca do benard com os sues ciclos infinitamente iguais, compra um bilhete para Paris, vai ao cinema: estão a ser feitos muitos filmes interessantes, vivos e novos em todo o mundo e lá é o melhor sitio para os ver actualmente. Ou então uma viagem a um dos 3 principais festivais. O cinema está vivo! Boa viagem.

10:01 da manhã  
Blogger eda said...

按摩棒電動按摩棒飛機杯自慰套自慰套情趣內衣
角色扮演按摩棒跳蛋情趣跳蛋

G點性感丁字褲吊帶襪丁字褲無線跳蛋

衣蝶
情趣按摩棒
潤滑液SM內衣性感內衣自慰器充氣娃娃AV情趣情趣用品

1:44 da tarde  
Blogger Da ai said...

婚姻挽回
感情問題
男人偷腥
網路外遇
商業徵信
信用徵信
財產徵信
新竹徵信
新竹徵信社
債務處理
女人外遇
婚姻挽回
徵信社
捉猴
海外抓姦
離婚證人
智慧財產權
尋人討債
女人外遇
抓猴
如何找徵信公司
搜證
大陸小三
台南徵信社
高雄偵探社
台南偵探社

7:09 da manhã  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

5:35 da manhã  
Blogger 奇堡比 said...

新女性徵信
外遇調查站
鴻海徵信
亞洲徵信
非凡徵信社
鳳凰徵信社
中華新女性徵信社
全國新女性徵信社
全省女人徵信有限公司
私家偵探超優網
女人感情會館-婚姻感情挽回徵信
女子偵探徵信網
女子國際徵信
外遇抓姦偵探社
女子徵信社
女人國際徵信
女子徵信社
台中縣徵信商業同業公會
成功科技器材
女人國際徵信社
女人國際徵信
三立徵信社-外遇
女人國際徵信
女人國際徵信
大同女人徵信聯盟
晚晴徵信

8:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home